Início Notícias Saúde Doe sangue neste sábado em Urupês e colabore com quem precisa viver

Doe sangue neste sábado em Urupês e colabore com quem precisa viver

Estoques de Sangue do Hemonúcleo de Jaú registram baixa; participe da campanha e salve vidas

Imagem Ilustrativa

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação

Publicado em 27/07/2021 10h07

Resumo da notícia:

• Doação de sangue acontece no CCI no próximo sábado às 07h.
  • Para doar, é necessário ter mais de 50 kg.
  • O doador deve comparecer munido de documento com fprp

No próximo sábado (31/07), haverá "Campanha de Doação de Sangue" no município. O objetivo é manter os estoques de sangue em níveis adequados nos bancos de sangue da região, que abaixaram com a chegada da pandemia.

Quem puder e quiser doar, deve se dirigir até o Centro de Convivência do Idoso (CCI), ao lado da Quadra Coberta, das 7h às 10h30, no sábado 31/07.

A coleta de sangue dura em torno de 15 a 20 minutos e é segura: os profissionais de saúde seguirão todas as medidas de proteção durante a campanha.

A ação é realizada pela Associação de Doadores de Sangue Vida Nova de Urupês, em parceria com o Hemonúcleo de Jaú/SP, e recebe apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância Sanitária.

Para doar, os interessados devem estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

É necessário apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial, como Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Após a doação é recomendado alimentar-se e hidratar-se, evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcoólicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte. A prática de exercícios e atividades esportivas também devem ser evitadas logo após a doação.

As mulheres podem doar sangue em um intervalo de 90 dias, podendo fazer até três doações por ano. Já os homens podem fazer até quatro doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.