Início Notícias Saúde Urupês se destaca na região por oferecer serviços de Cardiologia na atenção básica do SUS

Cardiologista urupeense atua no município trazendo nova especialidade aos moradores

Secretária de Saúde Cristina Camargo, Dr Leandro José Bertolo e Prefeito Bica na Sala de atendimento na Unidade de Saúde Dr. Xisto Albarelli Rangel (ESF) - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 15/07/2021 15h58

A Saúde de Urupês possui mais uma especialidade médica para atendimento da atenção básica da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Em maio de 2021, a Secretaria de Saúde contratou um cardiologista para atuar nas unidades de “Estratégias Saúde da Família” do município.
O conterrâneo Dr. Leandro José Bertolo volta ao município após 12 anos dedicados aos estudos de medicina. Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ele se especializou em cardiologia na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. O Urupeense já trabalhou na urgência e emergência do Hospital São Lourenço, e atualmente trabalha como plantonista nos hospitais da região, além de cuidar da saúde do coração dos pacientes de sua cidade natal.
Até o início de 2021, quando um paciente necessitava de uma consulta cardiológica, após passar pelo clínico geral, era encaminhado para os hospitais de referência, como Emílio Carlos e Padre Albino em Catanduva, e Hospital de Base e AME de São José do Rio Preto. Este protocolo é utilizado em algumas cidades da região do mesmo porte de Urupês, como Irapuã, Sales, Elisiário, Marapoama e Ibirá.
O Dr. Leandro terá agenda disponível em todas as unidades de saúde do município o que tornará mais ágil para os pacientes que antes aguardavam vagas nos hospitais de referência.
Nas Estratégias Saúde da Família a população poderá passar por consultas e exames cardiológicos de baixa complexidade. Para as consultas e exames cardiológicos de médias e altas complexidades os pacientes ainda terão que ser encaminhados para os hospitais de referência via sistema CROSS.
O município conta com aparelhos convencionais de eletrocardiogramas nas cinco USFs (Unidades de Saúde da Família), e também aparelhos de eletrocardiogramas que emitem os resultados na hora. Além do eletrocardiograma, os pacientes contam ainda com exames laboratoriais e de raio-x.
A experiência do Dr. Leandro, aliada às equipes médicas já atuantes na saúde, irá beneficiar mais de 15 mil moradores atendidos direta ou indiretamente no município.
“Ter um cardiologista em nossa cidade é aumentar ainda mais as chances de salvar vidas e é isso que os urupeenses precisam: ter qualidade de atendimento e de vida. Vocês podem ter certeza de que o que eu puder fazer para melhorar o atendimento em todas as esferas do município, eu farei. Eu continuarei a trabalhar por vocês e pra vocês”, finaliza o Prefeito Bica.