Início Notícias Segurança Pública Calçada Legal: caminhar com segurança essa é a ideia

Calçada Legal: caminhar com segurança essa é a ideia

Imagem Ilustrativa

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 08/07/2021 11h24 - Atualizado em 08/07/2021 11h26

Você sabia que as calçadas foram criadas para os pedestres se locomoverem com segurança? Além deles, pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência física também utilizam a calçada.
A Prefeitura de Urupês, por meio do setor de Engenharia, informa que o Projeto “Calçada Legal”, criado através da Lei Complementar 201/2015 está vigente desde a data de publicação em dezembro de 2015. Por haver muitas calçadas irregulares no município, neste ano será realizada uma fiscalização mais assídua para que as novas construções estejam dentro das normas, além de oferecer acessibilidade a toda a população, que terão mais segurança ao circularem, as calçadas do município estarão mais adequadas para a circulação de pedestres e cadeirantes.
Buracos, rachaduras, calombos, degraus, poças, lixo e obstáculos diversos tornam o trajeto dos pedestres perigosos, e pode ser a causa de lesões, ou até mesmo acarretar um acidente grave.
E a Prefeitura está à disposição dos munícipes para orientá-los como construir calçadas de acordo com o Código de Posturas Municipal, ajudando a população a conservar suas calçadas, evitando que as calçadas construídas gerem dificuldade de locomoção.
Lembrando que ao finalizar uma obra residencial, o proprietário necessita retirar uma documentação na Engenharia Municipal chamada “Habite-se”, e é neste momento que a construção da calçada, deverá estar de acordo com o Projeto "Calçada Legal".
Para quem tiver qualquer dúvida sobre o assunto, poderá tirar suas dúvidas através do telefone 173552-1144 com o setor de Engenharia da Prefeitura Municipal de Urupês.