Início Notícias Assistência Social Denuncie a violência contra crianças e adolescentes

Denuncie a violência contra crianças e adolescentes

Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes devem ser denunciados ao Conselho Tutelar e CREAS

Cerca de 3 minutos de leitura

51 acessos

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 22/04/2021 14h59 - Atualizado em 22/04/2021 15h00

O Conselho Tutelar de Urupês, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) são órgãos municipais que estão aptos para receberem denúncias de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Muitas vezes, as vítimas acometidas por esse tipo de crime não conseguem verbalizar o que está se passando, porém é através de manifestações comportamentais dentro do ambiente familiar e principalmente no escolar que são identificados os primeiros sinais.

Com a pandemia ficou ainda mais difícil de identificar essas vítimas, pois é no ambiente escolar que professores e educadores conseguem observar indícios de abuso e exploração sexual.

Os casos normalmente acontecem em situações familiares, e é comum e mais frequente que o abusador seja um membro da família, que tenha um grau de parentesco e convívio com os menores.

“O maior número de ocorrências acontece dentro do âmbito familiar, ou seja, de pessoas que deveriam garantir a segurança da criança”, explica a coordenadora do CREAS de Urupês, Juliana Zocante.

Segundo Juliana, a criança que sofre violência, pode apresentar indiretamente sinais ou sintomas como perda de apetite, ou compulsão alimentar; problemas escolares como notas baixas, agressividade com colegas e professores; além desses, aversão a afeto e carinho dos pais e familiares, curiosidade sexual excessiva ou conhecimento sexual inapropriado para a idade.

Em maio, a campanha “Faça Bonito” tem o objetivo de fazer a sociedade refletir sobre o assunto, e combater o abuso e a exploração sexual, principalmente neste momento em que estamos vivendo.

Para auxiliar nessa luta todos podem ficar em atenção, caso identificado algum sinal, a denúncia pode ser anônima, e deve ser imediatamente realizada através do telefone do Conselho Tutelar (17) 3552-2322 ou CREAS (17) 3552-2138.

Não se cale! Seu Silêncio pode significar a dor de uma criança.

Entenda o que é Violência sexual

A prática de violência sexual contra crianças e adolescentes engloba uma série de fatores sociais como relações de gênero, classe social, condições econômicas e até mesmo raça ou etnia, sendo dividida em abuso e exploração sexual. Oabuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio. Já a exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto