Início Notícias Saúde Conheça os métodos contraceptivos disponibilizados pelo SUS em Urupês
Saúde |
Por Carina Costa, Assessoria de Imprensa
Conheça os métodos contraceptivos disponibilizados pelo SUS em Urupês
Whatsapp
print
Imagem: Divulgação
A Secretaria de Saúde acaba de receber, da Secretaria Estadual, uma remessa de DIU(Dispositivo intrauterino), após um período de quatro meses em falta no município e em toda a região. Além do DIU, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece preservativos masculino e feminino, anticoncepcional oral e anticoncepcional injetável.

Os preservativos estão disponíveis nas unidades de saúde do município, e os outros métodos contraceptivos devem ser solicitados através de consulta médica, na unidade em que o paciente é atendido regularmente.

A aplicação do DIU é realizada em Catanduva, mas o agendamento e retirada do dispositivo é no centro de saúde em Urupês.

Para ter acesso ao método DIU, as pacientes precisam ir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, e solicitar ao médico, durante consulta. O DIU Sistema intrauterino é um sistema ou dispositivo que devem ser inseridos por médicos, dentro do útero, para agir como método contraceptivo.

O dispositivo oferecido pelo SUS é o DIU TCu 380 (DIU de cobre). É um método eficaz, prático, sem hormônios, que atende as necessidades contraceptivas da maioria das mulheres, e entre as vantagens do uso do DIU de cobre estão o longo tempo de ação (10 anos), baixo índice de gravidez, intervenção única para seu uso e poucos efeitos indesejados.

Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 07/04/2020

Saiba mais sobre a Secretaria de Saúde