Início Notícias Saúde Campanha em Urupês mobiliza a população no combate à dengue

Campanha em Urupês mobiliza a população no combate à dengue

Agentes da Secretaria de Saúde distribuem material de orientação, em pedágios informativos, durante a campanha. Foto: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 20/02/2019 10h31 - Atualizado em 20/02/2019 13h59

Com o calor intenso pelo qual Urupês e as cidades da região passam nesses meses de dezembro, janeiro e fevereiro, toda a população agradece a chegada das chuvas. Contudo, muitas pessoas se esquecem de que as mesmas águas que aliviam o mormaço e reduzem a temperatura, também podem trazer grandes perigos. Não é por acaso que, nesta época, são registrados numerosos casos de dengue; os mosquitos, possíveis transmissores da doença, põem os ovos, que podem ficar até um ano sem ter contato com a água, mas basta caírem as primeiras gotas de chuva que eles eclodem e mais mosquitos ganham os ares.Foi pensando nisso que, entre os dias 11 e 15 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Urupês promoveu a Semana Municipal de Combate ao Aedes aegypti, campanha que chegou aos moradores de todos os bairros da cidade com diversas ações para divulgar os cuidados com a dengue.Aconteceram capacitação de funcionários do Sistema de Saúde; “pedágios” nas ruas dos diversos bairros, onde foram distribuídos materiais informativos; visitas nas escolas municipais e estadual; afixação de cartazes pela cidade; e entrevistas em programas de rádio.Desde 1º de janeiro, ainda não foi registrado caso confirmado de dengue em Urupês pela Secretaria de Saúde, mas, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, 13 casos suspeitos já foram apresentados ao setor e alguns ainda aguardam o resultado das análises laboratoriais.Mesmo assim, é importante atentar aos possíveis criadouros de mosquitos e evitar que a dengue se alastre no município. Abaixo, você confere fotos da campanha e algumas das principais dicas para evitar criadouros do mosquito, assim como os principais sintomas da dengue.

Confira mais fotos desta notícia: