Início / Notícias / Saúde / Campanha em Urupês mobiliza a população no combate à dengue
Saúde |
Por Luís Fernando da Silva, Assessoria de Imprensa
Campanha em Urupês mobiliza a população no combate à dengue
Agentes da Secretaria de Saúde distribuem material de orientação, em pedágios informativos, durante a campanha. Foto: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês
Com o calor intenso pelo qual Urupês e as cidades da região passam nesses meses de dezembro, janeiro e fevereiro, toda a população agradece a chegada das chuvas. Contudo, muitas pessoas se esquecem de que as mesmas águas que aliviam o mormaço e reduzem a temperatura, também podem trazer grandes perigos. Não é por acaso que, nesta época, são registrados numerosos casos de dengue; os mosquitos, possíveis transmissores da doença, põem os ovos, que podem ficar até um ano sem ter contato com a água, mas basta caírem as primeiras gotas de chuva que eles eclodem e mais mosquitos ganham os ares.

Foi pensando nisso que, entre os dias 11 e 15 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Urupês promoveu a Semana Municipal de Combate ao Aedes aegypti, campanha que chegou aos moradores de todos os bairros da cidade com diversas ações para divulgar os cuidados com a dengue.

Aconteceram capacitação de funcionários do Sistema de Saúde; “pedágios” nas ruas dos diversos bairros, onde foram distribuídos materiais informativos; visitas nas escolas municipais e estadual; afixação de cartazes pela cidade; e entrevistas em programas de rádio.

Desde 1º de janeiro, ainda não foi registrado caso confirmado de dengue em Urupês pela Secretaria de Saúde, mas, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, 13 casos suspeitos já foram apresentados ao setor e alguns ainda aguardam o resultado das análises laboratoriais.

Mesmo assim, é importante atentar aos possíveis criadouros de mosquitos e evitar que a dengue se alastre no município. Abaixo, você confere fotos da campanha e algumas das principais dicas para evitar criadouros do mosquito, assim como os principais sintomas da dengue.

Veja todas as fotos desta notícia abaixo ou em nosso álbum de fotos, clicando aqui.

Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 26/03/2019

Saiba mais sobre Secretaria de Saúde