Municípios da região de Catanduva devem entrar em uma fase intermediária entre a vermelha e a laranja do Plano São Paulo
Urupês também está entre os municípios que aderiram a esta nova fase. Situação preocupante na região motivou prefeitos a tomarem medidas mais restritivas.
Cerca de 2 minutos de leitura
87 acessos
Prefeitos e representantes das 19 cidades que compõem a Regional de Saúde de Catanduva. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês
Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social
Publicado em 01/03/2021 20h17 - Atualizado em 01/03/2021 20h18
Os municípios da região de Catanduva estão passando por um dos momentos mais graves na história de seus Sistemas Públicos de Saúde. Nos últimos dias, diversas cidades viram os casos de COVID-19 dispararem, voltando a registrar mortes pela doença.
Em Urupês, não foi diferente. Após quatro meses sem óbitos pela doença, o município registrou dois falecimentos em cerca de uma semana.
Somado a isso, a região vive uma situação alarmante nos hospitais que tratam pacientes de COVID-19. Dados divulgados nesta segunda-feira (1º) pelo Dr. Jussemar Roces Rios, Diretor Técnico do Hospital Emílio Carlos, uma das referências para Urupês no tratamento da doença, mostram que 95% dos leitos de UTI/COVID estão ocupados no hospital. Para enfermaria/COVID, a taxa é a mesma: 95% de ocupação.
Movidos pela preocupação com a situação epidemiológica na região, prefeitos e representantes das 19 cidades que compõem a Regional de Saúde de Catanduva se reuniram para discutirem ações para frear o avanço da doença na região.
Durante a reunião foi assinado um protocolo de intenções por todas as cidades participantes, que definiu uma fase “intermediária” entre a fase laranja e a fase vermelha do Plano São Paulo, que deverá ser iniciada a partir desta quarta-feira (dia 3) com algumas restrições.
Há alterações no funcionamento de serviços essenciais e não essenciais. Em breve maiores informações devem ser publicadas em decreto pelo Município de Urupês.
Até a quarta-feira (dia 3), o Governo de São Paulo poderá redefinir as fases em todo o Estado. Caso a região de Catanduva não regrida para a fase vermelha, as medidas do protocolo de intenções serão seguidas pelos municípios. Já se Governo decrete a fase vermelha, os municípios deverão seguir a determinação do Estado.
Saiba mais sobre: Departamento de Saúde
Não perca nenhuma notícia 🔥
Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.