Início Notícias Saúde Como evitar a infestação de escorpiões e outros animais peçonhentos e venenosos?

Como evitar a infestação de escorpiões e outros animais peçonhentos e venenosos?

Cerca de 3 minutos de leitura

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 15/12/2020 15h23

Nesse período do ano é mais propício o aparecimento de escorpiões e outros animais venenosos. Eles se proliferam nas frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gorduras, ralos e forros.
A infestação acontece geralmente em locais úmidos, com pouca luz, onde os escorpiões encontram insetos, e principalmente baratas. Em Urupês não é diferente, e os moradores que encontrarem em suas casas poderão informar o setor de Vigilância Epidemiológica e Controle de Endemias, localizado na Rua: Francisco Moreira da Silva, 274 (Cemitério Novo).
Os agentes de endemias passarão todas as informações de prevenção e cuidados. A Secretaria de Saúde orienta a população sobre alguns cuidados que podem ser tomados para evitar o crescimento de casos de aparecimento de escorpiões no município e principalmente em residências: organizar e manter os quintais limpos, remover entulhos e sobras de construção, manter ralos e frestas fechados, utilizar telas de proteção nas janelas, e instalar soleiras nas portas, são ações que dificultam a entrada do animal.
Além do setor de Controle de Endemias, caso alguém seja surpreendido por escorpiões em locais particulares, poderão realizar a denúncia via mensagem privada nas redes sociais da prefeitura, e também através do telefone (17) 3552-1144 e falar com a fiscalização que irá avaliar o local denunciado, e notificar o proprietário que deverá tomar as devidas providências para manter o local seguro. É dever do proprietário de lotes, mantê-los limpos e roçados, para evitar escorpiões, ratos, baratas e demais animais peçonhentos.
O que fazer em caso de picadas de escorpiões?
O escorpião é um animal arisco e reage ao menor toque, a picada costuma causar dores moderadas ou intensas, podendo gerar formigamentos no local lesionado. A primeira coisa a se fazer se for picado é lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para ser medicado.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto