Início Notícias Desenvolvimento e Empreendedorismo Serviços do INSS estão completando um ano em Urupês

Serviços do INSS estão completando um ano em Urupês

Urupeenses podem solicitar benefícios do INSS no Ganha Tempo

Comemoração de 1 Ano de Serviços do INSS no Município Foto: Henrique Alonso Camilo

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 31/07/2020 17h00

Em agosto o município comemora um ano de implantação dos serviços do INSS no Ganha Tempo. Essa parceria facilitou a vida de beneficiários e futuros usuários dos serviços do INSS.
Moradores de Urupês da micro-região podem dar entrada em aposentadorias ou em outros benefícios, diretamente aqui no município, sem precisar mais se deslocar para os grandes centros como São José do Rio Preto, Catanduva e Novo-Horizonte.
Todos os serviços oferecidos pelo INSS são gratuitos, o agendamento é rápido, e a análise das documentações é realizada pela Assessora do INSS de Urupês, Sandra Scarpa, que acompanha os processos através de um sistema digital. Sandra conta que já foram mais de 300 atendimentos desde o dia 01/08/2019 e cerca de 70 benefícios já foram concluídos aqui na cidade.
“Muita gente ainda não tem conhecimento de que estes serviços estão disponíveis aqui no município, e de que eles não precisam mais contratar ou pagar para solicitar esses serviços, que são de direito deles. Há um ano a Prefeitura trouxe para Urupês esta novidade, e eu estou aqui à disposição para ajudá-los", explica Sandra, Assessora do INSS no município.
O senhor João Luiz Ruiz, se aposentou pelo INSS, e realizou todo o processo no Ganha Tempo, e ele conta que foi muito rápido todo o processo:
“Eu procurei a Sandra, no Ganha Tempo, e foi rápido, depois de três dias, que eu solicitei, já recebi a cartinha do INSS e logo já recebi a primeira parcela do meu benefício, foi de graça, e mais rápido do que eu esperava”, explicou o aposentado.
O objetivo principal de oferecer esses serviços é facilitar a vida de toda a população. Serviços como auxílio reclusão (urbano e rural), pensão por morte (urbano e rural), certidão de tempo de contribuição, salário maternidade (urbano e rural), aposentadoria por idade (urbano e rural), aposentadoria por tempo de contribuição – B42 e benefício assistencial (idoso e pessoa com deficiência), podem ser realizados em Urupês. Alguns serviços que ainda não estão disponíveis já foram propostos para a superintendência regional, e está sendo analisada a possibilidade de aumentar a gama de serviços no município.
Para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o objetivo era descentralizar alguns serviços, e diminuir o fluxo de atendimentos nas agências, Roberto da Silva Carvalho é Gerente Regional do INSS e conta sobre a importância desta parceria.
“Urupês é um modelo a ser seguido por outros municípios, nossos serviços oferecidos aqui têm sido realizado com agilidade e qualidade. Nós firmamos este acordo para trazer mais acessibilidade dos serviços aos munícipes e também para organizar melhor o fluxo de atendimento nas grandes agências.”
Todos os serviços que estão disponíveis pelo INSS em Urupês, podem ser solicitados de forma gratuita, no Ganha Tempo que está localizado na rua D. Pedro II, nº. 325, no centro da cidade. Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.