Início Notícias Infraestrutura Prefeitura de Urupês assina convênio com o FEHIDRO, para a implantação da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto no distrito de São João do Itaguaçu

Prefeito Bica na cerimônia de assinatura do convênio da FEHIDRO

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 14/02/2020 16h13

O prefeito de Urupês Bica, com a presença do Diretor de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Lauriston Isique, assinou nesta quinta-feira (13), na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado, um convênio para obtenção de recursos no montante de R$ 695.753,52.
Provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO, estes recursos serão destinadas à implantação da uma Estação Compacta de Tratamento de Esgoto para o distrito de São João de Itaguaçu. A contrapartida da prefeitura será de apenas R$ 14.199,92.
Há mais de 80 anos, o distrito lança todo o esgoto gerado diretamente no córrego São João sem qualquer tipo de tratamento. Esta obra, além de regularizar a questão do tratamento do esgoto, trará inúmeros benefícios ambientais como a despoluição do córrego e a recuperação do ecossistema fluvial.
O projeto aprovado foi desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente de Urupês. “A Estação Compacta de Tratamento de Esgoto é um sistema de altíssima tecnologia, que tratará todo o esgoto gerado no distrito de São João do Itaguaçu, através de um sistema modular e completamente vedado, o que não permitirá a emissão de odores. Através desta Estação de Tratamento, que não utiliza grandes lagoas, poderemos garantir que os efluentes depois de tratados estejam sempre dentro dos padrões de lançamento no corpo receptor”.
Ainda segundo o diretor por se tratar de um sistema avançado, o empreendimento em questão, ao contrário dos sistemas convencionais, não necessita de grandes espaços para sua instalação. Tornando, assim, sua operação mais prática oferecendo resultados ainda melhores quanto ao índice de limpeza do esgoto que receberá para tratar.
O próximo passo será encaminhar o projeto para o processo de licitação, onde será contratada empresa especializada para implantação do empreendimento.
São João de Itaguaçu possui, atualmente, entre residências, chácaras, empresas privadas e unidades públicas, 250 ligações que utilizam a rede pública de água e esgoto. E o presente projeto, beneficiará diretamente a todos os moradores do distrito, além de despoluir o Córrego São João.
O prefeito agradeceu ao secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado, Sr. Marcos Rodrigues Penido, a calorosa recepção e a destinação dos recursos, agradeceu, também, aos técnicos da CETESB e do FEHIDRO pelo irrestrito apoio a este projeto de grande valia para o município. “Agradecemos pela oportunidade que tivemos de apresentar a real necessidade dessa obra para que a população viva em condições melhores. Estou muito feliz por essa conquista do município e, agora vamos trabalhar ainda mais para concretizar essa melhoria”, ressalta o prefeito Bica.
A cerimônia de assinatura do convênio aconteceu na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, em São Paulo, às 14h. Estiveram presentes o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcos Penido, o Deputado Carlos Pignatari e representantes de 90 municípios.