Início Notícias Saúde Urupês intensifica ações de combate à dengue

Urupês intensifica ações de combate à dengue

Cerca de 3 minutos de leitura

63 acessos

Agente de Endemias de Urupês realizando limpeza em área verde com entulhos. Foto: Divulgação.

Agente de Endemias de Urupês realizando limpeza em área verde com entulhos. Foto: Divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 08/01/2020 09h26 - Atualizado em 08/01/2020 09h29

O início de 2020 trouxe consigo um intenso calor e a ocorrência das chuvas de verão – pancadas de águas fortes e recorrentes ao longo do dia –, um cenário propício para a multiplicação de mosquitos.
Preocupada com a eliminação de criadouros e controle das pragas urbanas, a Prefeitura de Urupês, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, está intensificando esforços para combater o Aedes aegypti.
Além dos Agentes de Endemias, que tradicionalmente fazem as visitas casa-a-casa, durante esta semana, os Agentes Comunitários de Saúde também estão auxiliando nas rondas domésticas em busca de objetos e locais que possam acumular água. O trabalho em conjunto representa um esforço para a eliminação dos criadouros, mas deve contar com o apoio da população.
“As pessoas não podem esperar os agentes irem nas suas casas e realizarem a limpeza. É preciso haver uma conscientização de toda a comunidade para que as próprias pessoas cuidem dos seus quintais e eliminem os focos de mosquito”, alertou Mateus Basílio, Agente de Endemias do município e membro do grupo de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Sucen-SP.
Ainda, segundo ele, basta que o morador faça uma busca atenta de “no máximo dez minutos” por toda a casa, duas vezes por semana, para garantir que sua residência esteja livre de objetos e locais que acumulem água. “Mesmo assim vale lembrar que o uso de repelentes é importante, ao menos três vezes por dia”, completou.
Sintomas da dengue
Os principais sintomas da dengue são dores no corpo, na cabeça e febre alta, normalmente acima de 38,5 ºC. Contudo, também podem ocorrer dores ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.
Ao perceber os primeiros sinais, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para a realização de exames e a análise médica.
Surto do Zika Vírus
Além de transmitir a dengue, o Aedes aegypti também pode carregar os vírus Zika e Chikungunya. No final de 2019, o Ministério da Saúde alertou sobre os ricos de um surto da Zika em 2020. A informação é mais um lembrete sobre a necessidade de urgência no combate ao mosquito.
A Zika pode desenvolver complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas Uma das principais complicações é a microcefalia. De acordo com o Ministério da Saúde, “A doença inicia com manchas vermelhas em todo o corpo, olho vermelho, pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas, também de pequena intensidade”.

Confira mais fotos desta notícia:

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto