Início Notícias Saúde Em Urupês, tratamento químico ajuda no combate à proliferação de escorpiões

Em Urupês, tratamento químico ajuda no combate à proliferação de escorpiões

Equipe do Controle de Endemias realiza aplicação do produto químico em toda a tubulação do município. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 23/01/2019 12h35

Nesta época de um calor intenso que afeta toda a região de São José do Rio Preto, o sol e o mormaço quente não trazem apenas mal-estar para a população, mas também a presença de diversas pragas que acabam tomando conta das cidades, como é caso das baratas e os temidos escorpiões.
Por isso, a Vigilância Epidemiológica de Urupês, por meio da equipe de Controle de Endemias, está realizando uma ação de tratamento químico nos bueiros e em toda a tubulação de esgoto do município, combatendo esses animais indesejados. A ação, que vem acontecendo desde o dia 14 de janeiro, vai se prolongar durante os próximos meses. A previsão é de que todas as ruas da cidade recebam os agentes da prefeitura pelo menos três vezes.
Para não atrapalhar o fluxo do trânsito na cidade e para limitar o contato dos produtos químicos com os moradores, a ação é realizada durante a noite. Mesmo assim, segundo informou a equipe, os produtos utilizados não oferecem perigo para a saúde das pessoas.
Ajuda dos moradores
Por mais que os agentes do Controle de Endemias atuem para exterminar baratas e escorpiões, toda a população deve estar atenta e colaborar para o controle dos animais.
“Pedimos aos moradores que cuidem bem de sua residência, não deixem lixo no quintal, entulho, madeira e tijolos. Estes mesmos são abrigos para os escorpiões e baratas”, comunicou o Controle de Endemias, em nota.
Denunciando irregularidades
Caso algum morador encontre áreas onde há descarte irregular de materiais que possam atrair escorpiões, eles podem realizar a denúncia por meio da ouvidoria online, no site do município, ou pelo telefone (17) 3552-1144.
Equipe que realiza a ação na cidade. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.