Vigilância Epidemiológica e de Controle Endemias promovem ações para eliminação de pragas urbanas
Cerca de 3 minutos de leitura
158 acessos
Equipe do Controle de Endemias de Urupês, que realiza as visitas nas residências da cidade.
Publicado em 25/04/2018 00h00
A Vigilância Epidemiológica de Urupês tem executado diversas ações de combate à proliferação pragas urbanas, como insetos e animais transmissores de doenças.
Desde fevereiro, a equipe está realizando a dedetização da rede de esgoto de toda a cidade. O intuito, segundo os membros, é extinguir insetos e aracnídeos, como baratas e escorpiões. A ação, que se prolongará até julho, acontece no período noturno, para evitar o contato da população com os produtos químicos utilizados.
Da mesma forma, a equipe vem intensificando sua ação educativa, por meio de palestras e atividades realizadas nas escolas e supermercados de Urupês, afixação de cartazes nos comércios da cidade e entrevistas na Rádio A Voz de Urupês. Na E.E. Rubens Ferreira Martins, por exemplo, tem-se abordado, junto aos alunos, assuntos relacionados ao combate à proliferação do Aedes aegypti, inseto causador da dengue. Ao final, os alunos fazem uma análise em suas casas, tomam medidas para a eliminação de criadouros e confeccionam um relatório sobre isso.
Dentre os relatórios entregues está o da aluna Ana Clara Cardoso Coelho, do 1º ano do Ensino Médio. Segundo ela, o trabalho realizado pela equipe do Controle de Endemias “ajuda na conscientização das pessoas, pois é mais fácil evitar os criadouros do que acabar com os transmissores. São úteis para dar informações que, provavelmente, muitas pessoas não saibam, e, assim, ajuda no combate contra a dengue, com a supervisão dos moradores de cada região”.
Essas ações integradas de combate à proliferação das pragas urbanas são essenciais para manter a qualidade da saúde no município. Por isso, a equipe de Controle de Endemias realiza visitas periódicas a todas as residências, eliminando focos de criação do Aedes aegypti e dando instruções aos moradores. Fique atento às visitas dos agentes em sua residência, identificando-os pelos novos uniformes de cor azul e pelo crachá, e contribua para a manutenção da saúde no município.
Saiba mais sobre: Departamento de Saúde
Não perca nenhuma notícia 🔥
Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.