Início Notícias Saúde AME de Catanduva dá recomendações a pacientes em reunião com membros da Saúde municipal

Publicado em 13/02/2017 00h00

Membros da Secretaria Municipal de Saúde estiveram em Catanduva para participar de um encontro com representantes do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), na sexta-feira, 10 de fevereiro.
O intuito do encontro foi apresentar os serviços prestados pelo AME para o município de Urupês e discutir formas de minimizar os problemas decorrentes da acessibilidade dos usuários do SUS.
Dentre os vários problemas relatados, um que se destaca é o absenteísmo, fruto do elevado número de faltas às consultas e exames por parte dos munícipes urupeenses.
Para evitar este tipo de transtorno, a Gerente Administrativa do AME/Catanduva, Renata Rocha Bugatti, pediu à Gerente Municipal de Saúde, Antônia Fátima Zancheta Serradilha, uma das presentes na reunião, para solicitar dos pacientes, caso haja algum eventualidade que os impeça de comparecer aos agendamentos, para entrarem em contato com o Centro de Saúde de seus municípios, em até 48h antes do exame, solicitando novo agendamento, viabilizando, assim, a substituição do paciente por outro.
A Gerente Administrativa também informou que o número de acompanhantes nos agendamentos do AME é limitado a um por cada paciente.
Segundo a Gerente de Saúde de Urupês, mais medidas serão tomadas por parte da gestão pública em relação aos pacientes atendidos no AME. “Pediremos aos motoristas do transporte municipal para poderem encontrar com os pacientes dentro do prédio do AME e não na rua, embaixo de sol forte como muitas vezes acontece”. Segundo ela, este é um trabalho de humanização do atendimento.
O agendamento para consultas no AME pode ser realizado na UBS Dr. Xisto Albarelli Rangel, em Urupês, com as reguladoras do sistema CROSS, Taciana Ferrari e Encarnação da Silva.
Como parte do processo de capacitação, o AME se propôs a enviar profissionais até a Urupês para dar indicações e capacitação aos funcionários da saúde local sobre procedimentos que devem ser tomados em cada caso isoladamente.
Urupês foi o primeiro município a ser atendido nesta reunião com os gerentes do AME de Catanduva, que atende 19 cidades em toda a região.