Início Notícias Saúde Urupês receberá novamente prêmio estadual de saúde por combater a sífilis congênita

Apenas 21 dos 102 municípios da Regional de Saúde de Rio Preto serão premiados.

Imagem ilustrativa: divulgação / internet.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 18/10/2024 12h28

O Departamento de Saúde de Urupês será novamente agraciado com o Prêmio Luiza Matida por suas ações de eliminação da transmissão vertical da sífilis congênita — aquela transmitida de mãe para filho.

Em 2023 o município já havia recebido o mesmo prêmio. Tanto naquele ano quanto neste, o município não registrou nenhum caso de sífilis congênita. A premiação acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, durante a 9ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis e Sífilis Congênita, organizada pelo Programa Estadual de IST/Aids-SP e pela Atenção Básica do Estado de São Paulo.

Entre os 102 municípios da Regional de Saúde de São José do Rio Preto, apenas 21 serão reconhecidos por cumprir metas importantes de prevenção, como manter a taxa de sífilis congênita abaixo de 7,5 por 1.000 nascidos vivos e tratar adequadamente 90% das gestantes.

O Prêmio Luiza Matida homenageia a médica que dedicou mais de 20 anos à redução dos casos de sífilis no estado. A cerimônia será realizada no Espaço Hakka, em São Paulo, com a presença de representantes dos municípios premiados.

O prefeito de Urupês, Bica, elogiou o trabalho das equipes de saúde: “Este prêmio é resultado do excelente trabalho das nossas equipes e dos investimentos em prevenção”, afirmou.

Nesta notícia: luiza matida sífilis