Início Notícias Defesa Civil Novas atualizações: Incêndios de grandes proporções atingem Urupês; 41 focos são registrados em um único dia

Imagens: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 24/08/2024 12h06 - Atualizado em 24/08/2024 14h24

Na sexta-feira, 23 de agosto de 2024, o interior do Estado de São Paulo foi duramente atingido por incêndios de grandes proporções. Urupês foi o quarto município do estado com o maior número de focos de incêndio, registrando 41 ocorrências apenas neste dia, segundo dados do sistema BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Focos de incêndio e resposta dos órgãos competentes

Os focos se concentraram principalmente na região noroeste da cidade, acima da rodovia Roberto Mário Perosa (SP-379), estendendo-se até a divisa norte com o município de Potirendaba. Em alguns pontos, as chamas chegaram a invadir áreas residenciais de Urupês, afetando duas quadras de terrenos urbanos no bairro Residencial Tavares. Não houve necessidade de evacuação dos moradores. No entanto, a população foi orientada a evitar a inalação de fumaça, usando panos umedecidos no rosto e permanecendo com as casas fechadas.

Quando o Centro de Gerenciamento da Defesa Civil do Estado entrou em contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Urupês, informando que o incêndio estava se aproximando do município, oriundo da região de Ubarana, as equipes operacionais e o Corpo de Bombeiros foram imediatamente acionados.

No combate ao fogo, foram utilizados 21 veículos, incluindo viaturas da Defesa Civil, do Departamento de Serviços Públicos de Urupês, do Corpo de Bombeiros de Novo Horizonte e Catanduva, da Prefeitura de Elisiário, de usinas da região e de particulares, além de uma aeronave. Também houve apoio da Polícia Militar de Urupês.

No distrito de São João de Itaguaçu, não houve registro de incidentes, mas moradores relataram terem avistado muita fumaça proveniente das áreas afetadas.

Impactos, vítimas e medidas de segurança

No epicentro das chamas, dois brigadistas da usina Santa Isabel perderam a vida ao tentar combater o fogo: Saulo Rodrigo de Oliveira, de 47 anos, morador de Irapuã, e Gerci Silveira Júnior, de 30 anos, residente em José Bonifácio.

A rodovia Roberto Mário Perosa precisou ser interditada no trecho entre Urupês e Ibirá devido à baixa visibilidade causada pela fumaça.

Dentro da cidade, todas as escolas e creches dispensaram os alunos mais cedo em função da baixa qualidade do ar. Na EMEF Prof. Athayr da Silva Rosa, após a liberação dos alunos, aqueles que permaneceram nas salas de aula receberam máscaras umedecidas e foram assistidos pelos professores até o horário de saída.

Mesmo com o ar em condições críticas, o Departamento de Saúde de Urupês relatou poucos atendimentos no hospital São Lourenço relacionados à inalação de fumaça. Os casos registrados foram estabilizados e os pacientes liberados. Não houve atendimentos por queimaduras. A farmácia pública do centro funcionará em regime de plantão até às 17h deste sábado, para atender possíveis demandas de medicações prescritas pelo pronto-socorro.

Avaliação de prejuízos e preparação para futuro

O Departamento de Agricultura de Urupês está fazendo um levantamento dos danos causados pelos incêndios na zona rural. As plantações de cana-de-açúcar foram as mais atingidas, com aproximadamente 200 hectares destruídos pelas chamas, conforme dados da Defesa Civil. Ainda, segundo o órgão, foram afetadas áreas de proteção ambiental.

Além disso, seringueiras e pastagens também sofreram prejuízos, atingindo diretamente o gado da região. O Departamento de Agricultura não recebeu, até o momento, informações sobre danos em culturas de limão.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Urupês, Adauto Pires Cardoso, os investimentos em equipamentos, estrutura e treinamento em operações corta-fogo, ministrados anualmente pela Defesa Civil Estadual, são essenciais para preparar as equipes municipais para respostas rápidas em casos como esses.

Qualidade do ar e recomendações de saúde

Na manhã deste sábado, 24 de agosto, o céu continuava opaco, com forte odor de fumaça ainda presente no ar. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, corroborados pelo IQAir, indicam que a qualidade do ar em Urupês está insalubre para grupos sensíveis, como pessoas com doenças respiratórias, crianças e idosos.

A previsão do tempo para este domingo, segundo o portal Climatempo, é de céu nublado, com 35% de chance de chuva. O Departamento de Saúde de Urupês recomenda cuidados como hidratação, alimentação saudável, uso de soro fisiológico ou nebulizadores para evitar o ressecamento das vias aéreas, além de evitar exposição solar e umidificar o ambiente para minimizar os riscos à saúde.

Nesta notícia: incêndios