Primeiro Emprego: governo lança "Jovem Aprendiz", programa que oferece oportunidades de trabalho para jovens e beneficia empresas locais
Empresas de Urupês que sejam ME ou EPP podem participar e serão beneficiadas com funcionários capacitados e processo de contratação gratuito
Cerca de 3 minutos de leitura
46 acessos
Imagem Ilustrativa
Por Carina Costa - Divisão de Comunicação
Publicado em 08/05/2023 16h12
O governo de São Paulo lançou um programa inédito que oferece oportunidades de trabalho para jovens que possuem entre 14 a 18 anos em micro e pequenas empresas próximas de suas residências.
O programa tem como objetivo proporcionar a primeira experiência no mundo do trabalho para jovens da rede pública de ensino, ao mesmo tempo fomentar a inclusão social e economia local.
Nos primeiros 10 dias de contrato, o jovem aprendiz se dedica exclusivamente a conteúdos de capacitação teórica por meio de uma plataforma on-line moderna e intuitiva. Após esse período, o jovem passa a frequentar o seu local de trabalho, onde pode colocar tudo o que aprendeu em prática. A carga horária pode ser de 4 ou 6 horas diárias. Para continuar seu aprendizado, uma vez por semana, o jovem aprendiz destina quatro horas de seu período no trabalho para conteúdos on-line.
Existem diversos cursos disponíveis para o jovem aprendiz, como Arco Administrativo, Comércio e Varejo, Auxiliar de Logística, Ocupações Administrativas, Assistente Administrativo Rural e Múltiplas Ocupações em Administrador de Banco de Dados. Para participar, o jovem deve estar regularmente matriculado e frequentando uma escola de ensino fundamental ou médio da rede pública do Estado de São Paulo e ter um cadastro atualizado no Jovem Aprendiz Paulista. A inscrição é totalmente gratuita e não há nenhum tipo de taxa para cadastro ou participação nos encontros de capacitação on-line.
O contrato do jovem pode durar até 24 meses, dependendo do curso e da carga horária solicitada pela empresa (4 ou 6 horas por dia). Além disso, os jovens aprendizes possuem direitos garantidos, como contrato de trabalho CLT, salário, vale-transporte, 13º salário e férias, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no valor de 2% do salário e recolhimento do INSS de 8% do valor do salário.
As empresas que desejam participar devem ser microempresas ou empresas de pequeno porte com CNPJ no Estado de São Paulo e cadastradas no Jovem Aprendiz Paulista. Contratar um jovem aprendiz traz benefícios para a empresa, como funcionário com alto índice de comprometimento, renovação na forma de pensar dentro da empresa, modernização dos conhecimentos graças à capacitação teórica, custos reduzidos conforme Lei de Aprendizagem, subsídio de 100% nos gastos com seleção, contratação e curso de capacitação do aprendiz.
Para se inscrever, tanto o empresário quanto o jovem aprendiz podem acessar o site: https://jovemaprendiz.sp.gov.br/.
Não perca nenhuma notícia 🔥
Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.