Início Notícias Saúde Unidade de Fisioterapia de Urupês recebe novos equipamentos e oferece atendimento gratuito de excelência

Silvio Mázaro, fisioterapeuta na Unidade Emilio Boni, realiza procedimento osteopático no paciente Paulo Sérgio Silva, de 53 anos. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 17/02/2023 12h03 - Atualizado em 17/02/2023 12h06

A Unidade de Fisioterapia "Emílio Boni" de Urupês recebeu novos e modernos equipamentos e está ainda mais preparada para oferecer atendimento especializado, proporcionando serviços de avaliação, diagnóstico, planejamento, tratamento, acompanhamento e orientação à população.

Uma das pessoas beneficiadas é Paulo Sérgio Silva, de 53 anos. O urupeense iniciou, nesta quinta-feira (16), o tratamento para recuperar-se de uma torção no tornozelo sofrida durante o trabalho. Depois do incidente, ele iniciou um tratamento com remédios, mas sem a realização de fisioterapia. Por mais que os medicamentos ajudassem a aliviar a dor no início, com o tempo a dor passou a aumentar, indicando um possível agravamento da lesão inicial. Ao passar por consulta em uma Unidade de Saúde da Família (postinho do bairro), foi encaminhado para a fisioterapia com o Dr. Silvio Mázaro na Unidade de Fisioterapia Municipal. Na primeira sessão, ele recebeu um atendimento com técnicas osteopáticas de soltura e de bandagem funcional (kinesio taping) e, ao final do primeiro dia de tratamento, Paulo já havia relatado uma melhora na dor que vinha sentindo.

Segundo o fisioterapeuta, a Unidade de Saúde está mais preparada do que nunca para atender pacientes, com a chegada de novos e modernos equipamentos, que permitem aumentar o número de atendimentos simultâneos sem comprometer o trabalho cauteloso e minucioso realizado pelo profissional. Enquanto o atendimento com Paulo era feito, outros dois pacientes – um idoso e um jovem – passavam por um processo de estimulação neuromuscular.

"Hoje, muitas clínicas particulares não possuem o que nossa unidade oferece gratuitamente para a população", relatou Silvio.

"Nestes últimos tempos, a unidade está recebendo a atenção que merece, além de novos equipamentos, hoje estamos completamente regulamentados de acordo com as normas do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), tudo graças a uma boa administração na Saúde e no Município", completou.

Ele conta que a informatização da Unidade foi outro grande avanço. "Deixamos de lado os prontuários de papel e aderimos, como o resto da Saúde Municipal, ao e-SUS: um sistema integrado pelo qual o médico da unidade de saúde dá início ao atendimento e me transfere os dados. Eu tenho acesso à agenda da unidade juntamente com o prontuário completo dos pacientes, o que ajuda a relembrar seus quadros e preparar as sessões futuras".

O atendimento na Unidade de Fisioterapia Emílio Boni é oferecido gratuitamente a toda a população de Urupês por meio de encaminhamentos das Unidades de Saúde da Família (ESFs) distribuídas pelos bairros da cidade e no distrito de São João de Itaguaçu.

Além desta unidade, Urupês também oferece atendimento fisioterapêutico na UBS de São João de Itaguaçu, na Academia da Saúde e até mesmo em domicílio, mas cada unidade possui uma abordagem própria.

De acordo com a Diretora de Saúde, Cristina Camargo, a unidade que irá cuidar dos pacientes varia de acordo com a necessidade. Pacientes com prescrição de fisioterapia oriundos de hospitais de referência como Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto, e Emílio Carlos e Padre Albino, de Catanduva, podem até mesmo ser atendidos em domicílio, quando pós-operados ou acamados com a equipe de fisioterapeutas domiciliares de cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) – “postinho do bairro”; se o caso for mais brando, eles podem ser tratados na Unidade de Fisioterapia “Emílio Boni”, assim como outros pacientes encaminhados pelas próprias ESFs, em caso de dores, lesões, problemas de mobilidade e semelhantes. Já quando o assunto é prevenção, o trabalho é feito na Academia da Saúde; é lá que acontecem os “grupos da dor”, de arteterapia, fibromialgia. Um trabalho em equipe.

Para o prefeito Bica, a modernização e equipagem da Unidade de Fisioterapia Emílio Boni é uma prova do compromisso da administração em proporcionar serviços de saúde eficientes e de qualidade para a população de Urupês.

“Investir em saúde é investir no bem-estar dos cidadãos. A Unidade de Fisioterapia Municipal é um exemplo de como podemos oferecer atendimento especializado e de excelência para a nossa comunidade”, comentou o prefeito.

Confira mais fotos desta notícia:

Serviço nesta notícia:

Fisioterapia

Sessões com Fisioterapeuta. Centro de Fisioterapia "Emilio Boni" - Rua Gustavo Martins Cerqueira, SN - Centro. De Segunda a Sexta-Feira das 08 (...)

Solicite em: Unidades de Saúde do Município
Endereço: Conforme Descrição do Serviço
Telefone: (
Atendimento: Conforme Descrição do Serviço
Nesta notícia: unidade de fisioterapia