Início Notícias Agricultura Em São Paulo, prefeito solicita liberação de projetos e recursos para a Agricultura

Na foto, da esquerda para a direita: vereador Fumaça; prefeito Bica; secretário de estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges; vereador Rubão Serradilha; e representante da Casa da Agricultura, José Pedro Ferreira. Foto: Divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 17/07/2021 09h24 - Atualizado em 17/07/2021 09h25

Essa quinta-feira (15), foi dia de busca por conquistas para a população de Urupês, principalmente para os pequenos produtores rurais. O Prefeito Bica esteve na capital paulista, solicitando a liberação de emendas e tratando da chegada de outros projetos ao município.
O prefeito foi acompanhado do representante da Casa da Agricultura, José Pedro Ferreira, e dos vereadores Fumaça e Rubão Serradilha. Eles tiveram agendas com o Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlão Pignatari.
Junto ao Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, o prefeito solicitou a liberação de implementos e maquinários agrícolas: um triturador de galhos e uma retroescavadeira. Também solicitou a articulação do secretário para liberação de mais duas patrulhas agrícolas.
Município Agro
Outro tema de discussão foi sobre o convênio com o Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável Cidadania no Campo – Município Agro, que pode liberar, anualmente, recursos para investimento na agricultura municipal.
Em 2020, o município recebeu R$ 30 mil que foram investidos na recuperação de estradas rurais. Para este ano, a expectativa é que este valor seja ainda maior.
Incentivo aos pequenos produtores
O município também foi contemplado com o Programa de Aquisição de Alimentação (PAA), um subsídio do governo estadual para a aquisição de produtos agrícolas de pequenos produtores rurais para serem entregues gratuitamente às famílias mais vulneráveis do município.
Os pequenos produtores que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) podem solicitar inscrição na Casa da Agricultura do município, localizada na rua José Bonifácio, 934, ou entrar em contato pelo telefone (17) 3552-1372 para mais informações.
Rotas Rurais
Outra novidade é o cadastramento das propriedades rurais do município para o Programa Rotas Rurais, que deve ser lançado em breve pelo Governo de São Paulo, que visa facilitar o acesso, por meio de sistema de geolocalização, às propriedades rurais do município, tornado mais rápido o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas e outros.
As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso.