Com imagens aéreas e inteligência artificial, Urupês inicia mapeamento de áreas de risco contra a dengue
Cerca de 2 minutos de leitura
92 acessos
Controle remoto mostra posição do drone em tempo real enquanto escaneia uma área de 420 mil m² na cidade. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.
Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação
Publicado em 11/01/2025 16h46 - Atualizado em 13/01/2025 16h01
A Prefeitura de Urupês avança no uso de tecnologia para combater a dengue. Após implementar a pulverização de larvicida com drones, o município agora utiliza monitoramento aéreo para identificar áreas de risco.
Por meio de fotos de altíssima resolução captadas por drones, está sendo realizada a catalogação aérea de todo o território urbano. As imagens são analisadas em laboratório com o apoio de inteligência artificial e softwares especializados, capazes de identificar potenciais criadouros do Aedes aegypti.
O objetivo é garantir uma aplicação precisa de larvicidas por via aérea e apoio terrestre dos agentes de endemia, focada em locais como piscinas sem tratamento, caixas d’água destampadas, lajes com acúmulo de água e pneus descartados inadequadamente.
Captando imagens multiespectrais, com diferentes comprimentos de onda, o drone é capaz de cobrir, a 100 metros de altura, uma área de até 500 mil metros quadrados em um único voo, captando mais de 730 imagens. A previsão é que toda a área urbana de Urupês, incluindo o distrito de São João de Itaguaçu, seja mapeada em poucos dias.
Não perca nenhuma notícia 🔥
Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.