Início Notícias Educação 100 anos de Inspiração e Transformação: Escola Maria da Glória comemora centenário com homenagens emocionantes e festa inesquecível

Comemoração reúne gerações e celebra a importância da educação na vida da comunidade.

Ambiente escolar foi todo enfeitado para as comemorações. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 14/04/2023 15h52 - Atualizado em 14/04/2023 16h30

Resumo da notícia:

• A Escola Municipal Maria da Glória celebrou seu centenário com uma festa emocionante, contando com decorações temáticas, desenhos e redações dos alunos expostos nos corredores.
  • Autoridades municipais e membros da família de Maria da Glória compareceram ao evento, compartilhando histórias e expressando conexões emocionais com a escola.
  • A cerimônia incluiu o descerramento de placas comemorativas, cântico de

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Glória Robert Lima de Almeida de Urupês completou hoje, 14 de abril, seu centenário em grande estilo. Com o apoio da equipe gestora, funcionários e professores, uma emocionante festa foi organizada junto aos alunos para celebrar essa data tão significativa.

O ambiente escolar foi todo decorado com o tema do centenário, incluindo bexigas, enfeites e um lindo bolo. Nos últimos dias, os alunos também participaram criando desenhos e redações relacionados ao tema, que foram exibidos nos corredores da escola.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Bica, diretores de departamentos e representantes de escolas municipais, além de membros da família de Maria da Glória, que se emocionaram com a homenagem. Fernando Carlos Lima de Almeida, filho da patrona, compartilhou histórias de sua época de aluno e agradeceu pelo respeito e carinho demonstrados à sua mãe.

A ex-funcionária Tercília Gasparini da Silva, de 91 anos, que trabalhou na escola durante 30 anos, também se emocionou ao reencontrar as salas e corredores e ao participar da homenagem à patrona, com quem trabalhou. Ela se dirigiu ao local como “a escola do amor”.

Durante a celebração, cada funcionário expressou sua conexão especial com a escola. A vice-diretora Andreia Soilo France descreveu a instituição como repleta de memórias que moldam não apenas o passado, mas também o seu futuro. A coordenadora Maria Helena Fracasso afirmou que a Escola Municipal Maria da Glória não é apenas uma escola comum, mas se tornou parte de sua identidade. Cleudia Ettruri, Diretora do Departamento de Educação, usou a palavra "mágica" para ilustrar o sentimento único que a escola transmite à comunidade. Já a diretora Izabel da Silva Ramos destacou a realização de um sonho e a alegria que sente ao ver o trabalho da equipe transformando a vida das crianças.

Ao final da cerimônia, placas comemorativas foram descerradas. O momento foi seguido pelo cântico de “Parabéns pra Você” e distribuição de pedaços de bolo de chocolate e refrigerante para as crianças, que também receberam canecas comemorativas com guloseimas.

O prefeito Bica se manifestou com emoção sobre o evento: “Sinto um enorme orgulho de fazer parte deste momento histórico da Escola Municipal Maria da Glória e de ser um apoiador da educação em nosso município. Essa escola é um exemplo de dedicação e amor à educação, e é uma honra estar aqui celebrando seu centenário”.

Confira todas as fotos no final da notícia.

Sobre a Patrona da Escola

Maria da Glória Robert de Lima de Almeida, nasceu em Urupês/SP, em 1º de setembro de 1937, filha de José dos Santos Lima e Virginia Robert Lima. Estudou no Grupo Escolar de Urupês, de 1945 a 1948, e fez os estudos secundários no Colégio Progresso de Araraquara (1949 a 1952). Cursou o Pré-normal no Colégio Nossa Senhora da Consolação em Taquaritinga (1953) e 1° e 2° Normais no Colégio Estadual e Normal "Barão do Rio Branco" (1954 e 1955), de Catanduva.

Iniciou sua carreira no Grupo Escolar de Urupês como professora substituta efetiva em 23/02/1956. Em 06/08/1960, foi nomeada professora Primária Efetiva da Escola Mista da Fazenda São Sebastião, município de Castilho/SP. Removida para a Escola Isolada da Fazenda Santo Antonio, Urupês, em 1963, depois para a Escola Isolada do Município de Tanabi em 1965 e finalmente para o Grupo Escolar “Airosa Gaivão” em Jaú em 1970.

Faleceu em 03/05/1970 no Hospital do Servidor Público de São Paulo. Deixou um filho: Fernando Carlos Lima de Almeida, nascido em 02/04/68. Por Decreto de 29/07/1970, publicado no DOE de 30/07/1970, o Grupo Escolar de Urupês passou a denominar-se “Grupo Escolar Maria da Glória Robert Lima de Almeida”, considerando suas inestimáveis virtudes cívicas, morais e intelectuais que exornaram seu caráter e o extremo carinho e dedicação ao Magistério.

1. Criação e instalação das Escolas Reunidas de Mundo Novo: 14/04/1923.

2. Mudança de denominação para Escolas Reunidas Urbanas de Mundo Novo: 24/04/1923.

3. Mudança de denominação para Grupo Escolar de Mundo Novo, 20/04/1932.

4. Mudança de denominação para Grupo Escolar de Urupês: janeiro/1945.

5. Mudança de denominação para Grupo Escolar “Maria da Glória Robert Lima de Almeida”, Decreto de 29/07, publicado no DOE de 30/07/70.

6. Transformação para EEPG “Maria da Glória Robert Lima de Almeida” – Resolução S.E. n°. 22 de 26/01/76, publicado no DOE de 27/01/76.

7. Reorganização das Escolas da Rede Pública Estadual. Decreto Estadual n° 40.473 de 21/11, publicada no DOE de 22/11/1995.

8. EMEF “Maria da Glória Robert Lima de Almeida” – Criada pela Lei Municipal n° 1.370, de 04/12/1997.

Confira mais fotos desta notícia: