Um grande e histórico potencial agrícola

História do Município

No início da década de 20, a então Mundo Novo, hoje Urupês, ficou conhecida por causa de uma variedade de café desenvolvida na vila, com qualidade e sabor insuperáveis que passou a ser chamado de café Mundo Novo.

As terras estavam lá, férteis, a espera de quem as quisessem cultivá-las. Foram divididas em pequenas glebas e deram muitos frutos que garantem até hoje a riqueza do município de Urupês.

Dessa forma, naturalmente, Urupês se transformou num bom exemplo de 'reforma agrária'. O município é dividido em mais de 700 propriedades rurais, que variam de 7 a 40 alqueires em média.

Durante anos, toda esta terra se cobriu de cafezais, cultura que sustentou o desenvolvimento do município e fez a riqueza de muitos produtores.

O limão é um grande potencial agrícola
Atualmente, o limão é um dos grandes potenciais agrícolas de Urupês.

A fertilidade da terra e a criatividade dos produtores resultaram na descoberta de uma variedade de café, com qualidade e sabor insuperáveis, comprovados pelo Instituto Agronômico de Campinas. O café Mundo Novo, como foi chamado, em homenagem ao primeiro nome da cidade, extrapolou as fronteiras e passou a ser exportado para o mundo todo.

Hoje a realidade é outra. O café saiu de cena, entrou a laranja, o limão, a goiaba e a cana. A agricultura, juntamente com a pecuária, continua sendo a principal fonte de renda do município, que conta com cinco agências bancárias.

Evandro Carlos Olante - em Folha da Região de Urupês


© Copyright 2017 - Prefeitura Municipal de Urupês.
Rua Gustavo Martins Cerqueira, 463 - Centro, Urupês/SP