Início Notícias Coronavírus Serviço de fisioterapia é oferecido para pacientes em recuperação da COVID-19 em Urupês

Entenda os cuidados quando o tratamento da doença continua mesmo após a alta hospitalar

Paciente Jair Costa que é atendido pela Unidade de Fisioterapia Emílio Boni. Foto: Carina Costa / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 10/04/2021 09h14

Nem sempre o tratamento da COVID-19 acaba com a alta hospitalar ou com o período de isolamento em casa. Muitas vezes, a doença deixa marcas de médio ou longo prazo que precisam de tratamento especializado.
Dados do Ministério da Saúde mostram que mesmo após a cura da COVID-19, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença depois s que deixam as UTIs ou enfermarias.
E é nesse sentido que o Sistema de Saúde de Urupês tem oferecido tratamento de fisioterapia a pacientes pós-Covid. Aqueles que necessitam, contam com atendimento especializado no Centro de Fisioterapia Emílio Boni.
Um desses casos é o paciente Jair Costa, que deu entrada na Unidade de Fisioterapia no dia 26 de março, após 13 dias de internação por COVID, sendo submetido a ventilação mecânica não invasiva. Foi prescrito fisioterapia motora – devido a fadiga e dores em membros inferiores – e fisioterapia respiratória – por insuficiência respiratória leve/moderada acompanhada por tosse seca.
Ele realiza, na Unidade exercícios específicos, associados a atividades aeróbicas de baixa intensidade, com exercícios de reexpansão pulmonar. No momento, já em vias de alta fisioterápica o paciente mantém seus sinais vitais normalizados em repouso e na atividade.
Foram prescritos também, uma série de exercícios para o paciente realizar no dia a dia, a fim de melhorar sua condição cardiorrespiratória, devolvendo sua qualidade de vida diária.
Como ele, outros pacientes contam com suporte do Sistema de Saúde na reabilitação, a fim de que possam retornar, mesmo que aos poucos, a seus afazeres cotidianos.
Além de fisioterapia, o município também oferece atendimento psicológico, fonoaudiólogo e de terapia ocupacional.