Início Notícias Coronavírus Ministério da Saúde reforça orientações sobre o enfrentamento da pandemia na Atenção Primária de Saúde

A população deve e pode auxiliar a saúde do município, seguindo protocólos e buscando a Unidade de atendimento em caso de sintomas gripais

Unidade de Saúde Dr Xisto Albarelli Rangel - foto: Equipe de Comunicação Prefeitura Municipal de Urupês

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 31/03/2021 14h30

Nesta terça-feira(30/03/2021), o Ministério da Saúde apresentou, em reunião com os gestores de Saúde dos municípios, orientações sobre o enfrentamento da pandemia na Atenção Primária de Saúde (APS). O objetivo principal é fortalecer, padronizar e aperfeiçoar as ações de estados e municípios diante do atual cenário epidemiológico, tanto de atendimento à população, quanto a gestão e vacinação contra a covid-19, além de acompanhar casos com possíveis sequelas deixadas pela doença nos pacientes e retomada dos atendimentos essenciais.
O conteúdo discutido na reunião foi elaborado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e teve contribuição do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
As recomendações são para equipes gestoras de saúde e também para toda a população. O cidadão deve e pode ajudar no fortalecimento dos serviços de saúde do município, como por exemplo: buscando as Unidades de Saúde em caso de sintomas gripais; respeitando as medidas de prevenção; Comparecendo às consultas para receber as prescrições dos médicos; retornando à UBS em caso de persistência ou piora dos sintomas e consultando a Ouvidoria do SUS em caso de dúvidas.
Para as equipes de Saúde as orientações são: Fortalecer a Atenção Primária de Saúde (APS), monitorar os casos de síndrome Gripal (SG); acompanhar as altas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Vacinação rápida e segura, entre outras.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Urupês, a gestão de Saúde do município segue atualmente todas as orientações estipuladas pelo Ministério da Saúde.