Início Notícias Saúde ESFs Mundo Novo e Manoel Carreira celebram dois anos de atendimentos em Urupês

ESFs Mundo Novo e Manoel Carreira celebram dois anos de atendimentos em Urupês

Inauguração da ESF Dr. Hanz Ronald Froelich em 2019. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 09/02/2021 17h29

Há exatos dois anos, os moradores de Urupês ganhavam novos equipamentos que mudariam a forma como a Saúde pública atuaria nos bairros da cidade.
As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) “Dr. Hanz Ronald Froelich” (bairro Mundo Novo) e “Rahal Tebet” (bairro Manoel Carreira) chegaram para dar continuidade ao processo de descentralização do atendimento da Saúde no município; trazer atenção, respeito e acolhimento para mais perto da população que mora em bairros afastados do centro.
Não demorou muito para que as pessoas entendessem os benefícios que as ESFs traziam. Novos agentes comunitários de saúde foram contratados e treinados para atuarem na atenção básica. Eles fazem visitas domiciliares aos moradores dos bairros atendidos pela suas ESFs, com o objetivo de acompanhar a saúde dos moradores e ajudar a identificar de maneira precoce doenças que possam vir a aparecer.
Caso seja necessário, o atendimento clínico também é realizado. Ao decorrer do tempo, as novas ESFs passaram a contar com atendimento de profissionais de diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, psicólogo, ginecologista, pediatra e tantos outros, que prestam serviço nas unidades e, muitos deles, até mesmo em domicílio.
Uma das maiores vantagens da atuação das Estratégias de Saúde da Família está na eficácia do rastreamento e diagnóstico precoce das doenças. Muitos estudos apontam para a importância deles como auxiliadores do tratamento, possibilitando terapias mais simples e efetivas, e auxiliando a reduzir e até prevenir a disseminação de doenças e de efeitos de longo prazo.
“Tenho muito orgulho de ver como a saúde do nosso município evoluiu nos últimos anos. Isso tudo graças a uma equipe maravilhosa de agentes, médicos, técnicos, enfermeiros e tantos outros profissionais, coordenados pela nossa secretária Cristina Camargo, que não medem esforços para fazer nossa população mais feliz e com mais saúde”, comemorou o prefeito Bica.
Atendimento para toda Urupês
As Estratégias de Saúde da Família “Dr. Hanz Ronald Froelich” (bairro Mundo Novo) e “Rahal Tebet” (bairro Manoel Carreira), que estão celebrando seu segundo ano de existência, são apenas duas das cinco ESFs instaladas no município.
Outras duas ESFs atuam no perímetro central da cidade, vinculadas à UBS Dr. Xisto Alberelli Rangel. Há também as ESFs “Maria Jordan Marchioni” (bairro Boa Vista) e "Francisco Gomes da Silva" (São João de Itaguaçu). Juntas, elas somam cobertura de 100% da população do município. Ou seja, independente do bairro onde more, todo cidadão é atendido pelo Sistema Municipal de Saúde.
ESF Centro I e II "Dr. Xisto Albarelli Rangel" (Centro)
Rua Rui Barbosa, nº. 364
ESF "Francisco Gomes da Silva" (São João de Itaguaçu)
Rua Bahia S/N