Início Notícias Educação Urupês conquista medalhas Ouro e Bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Imagem Ilustrativa

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 22/12/2020 09h48

A escola municipal Prof. Athayr da Silva Rosa encerra 2020 celebrando os resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
O município teve 14 alunos inscritos na competição e cinco vencedores. Os alunos que garantiram a medalha de ouro são: Felipe Teixeira Ruolla, do 8° ano A, Lorena Lana Facini do 9° ano A, Maria Clara Leon Pieirini do 6° ano C e Ynaiá Mazzoco Cardoso do 9° ano A. E o aluno Rafael Marion de Azevedo do 8° ano A, conquistou a medalha de bronze.
A OBA é sempre realizada no primeiro semestre de cada ano, e os alunos que têm interesse são inscritos pelo professor que representa a escola no concurso. Este ano, por conta da pandemia, a prova foi adiada, e só pode ser realizada virtualmente. A prova possui uma única fase, com 10 questões de múltipla-escolha, com duração de 2 horas para ser realizada.
A competição virtual avaliou o conhecimento dos estudantes nas áreas de ciências aeroespaciais. A professora Priscila Barata é a representante dos inscritos em Urupês, ela contou que a aluna Lorena Lana Fachini do 9° ano foi convidada para participar de uma pré-seleção para a fase on-line das seletivas, para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. “Para ser convidado para as Olimpíadas Internacionais o aluno precisa estar no 9° ano, e ter obtido nota igual ou superior a 9, entre outros requisitos, e a aluna Lorena se enquadra no perfil”, explicou a professora.
Em 2019, o município participou pela primeira vez da Olimpíada, e a prova foi realizada na própria escola. A professora Priscila realizou grupos de estudos para incentivar os alunos, e 50 alunos participaram da primeira vez. Já em 2020, a professora criou um grupo de Whatsapp e inclui os inscritos com o objetivo de ajudar com a escolha de materiais de estudos e também tirar as dúvidas durante o período de preparação para a competição.
O Prefeito Bica parabenizou os vencedores e a todos que participaram da competição: " Parabéns pelos esforços nos estudos, apesar de todo esse momento que estamos passando, é um orgulho para o município termos alunos que persistem no aprendizado."