Início Notícias Saúde Novembro Azul: seja um homem de atitude
Saúde |
Por Carina Costa, Assessoria de Imprensa
Novembro Azul: seja um homem de atitude
Whatsapp
print
Dia D Campanha Novembro Azul na  ESF
Você sabia que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce?

E é pensando nisso que a Secretaria de Saúde de Urupês está realizando durante todo o mês de novembro ações de prevenção e conscientização nas Estratégias Saúde da Família (ESF). 

O principal objetivo da campanha é informar toda a população sobre a importância do cuidado e prevenção, que os homens acima de 40 anos devem tomar para evitar a doença, e caso necessitem, tratá-la o mais rápido possível. 

Dentre as ações realizadas, os agentes de saúde estão fazendo a busca ativa do público-alvo, ligando para os pacientes com mais de 40 anos, para agendar um exame de sangue PSA para quem ainda não fez este ano.

Também estão acontecendo os dias D da Campanha Novembro Azul. Nos dias da ação, homens acima de 40 anos poderão solicitar exames de sangue PSA, para rastreio do câncer de próstata.

É importante lembrar que o exame de sangue PSA é realizado durante todo o ano para pacientes que apresentam sintomas. A finalidade do dia D é atender homens que não puderam comparecer nos horários padrões de atendimento das ESFs ao longo de 2020. 

Os exames de toque retal e de PSA são os principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. O mais indicado é que os pacientes conversem sempre com um urologista, principalmente para tirar dúvidas relacionadas à doença. Os médicos especializados das ESFs estarão sempre à disposição para tirar todas as dúvidas.

Acompanhe a programação do dia D Campanha Novembro Azul:
23/11- Segunda-feira: Dia D na ESF "Francisco Gomes da Silva" (São João de Itaguaçu)
Horário: das 15h às 19:30h
Rua Bahia S/N Telefone: (17) 3553 1176
WhatsApp: (17) 99275-8514

26/11 Dia D na ESF "Maria Jordan Marchioni" (Boa Vista)
Na ocasião, também acontecerá Vacinação Contra Sarampo para pessoas de 30 a 49 anos.
Horário: das 18h às 20h
Rua Nilo Peçanha, Nº320
Telefone: (17)3552 2344
WhatsApp: (17) 99279-4674
Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 27/02/2021

Saiba mais sobre a Secretaria de Saúde