Início Notícias Coronavírus Gráfico mostra novo aumento nos casos de COVID-19 em Urupês

Gráfico mostra novo aumento nos casos de COVID-19 em Urupês

Gráfico mostra novo aumento nos casos de COVID-19 em Urupês. Arte: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 10/09/2020 11h09 - Atualizado em 10/09/2020 13h45

Depois de registrar uma queda no número de infectados pelo novo coronavírus, o município de Urupês está vendo novamente a curva de pacientes em tratamento aumentar gradativamente nas últimas semanas.
Após um pico de infecções, no dia 6 de agosto, quando o Sistema de Saúde atendeu, simultaneamente, 44 pacientes com o novo coronavírus, Urupês acompanhou o número de infectados cair para apenas 13, no dia 25 daquele mesmo mês.
Contudo, na transmissão ao vivo realizada no perfil @covidurupes, na sexta-feira (28/08), o Dr. Carlos Davanço, médico responsável pela Ala de Síndrome Respiratória da cidade, alertou que esta queda não significava que o município havia atingido “platô” das infecções. Segundo ele, o platô só ocorre, de maneira natural, quando 70% da população já tenha contraído com o vírus. De fato, o número voltou a subir desde então. Hoje, Urupês conta com 26 casos em tratamento.
Se os números estão subindo, por que passamos para a fase amarela?
Não é novidade que a retomada gradual do comércio, indústria e serviços em SP segue o chamado “Plano São Paulo”, do Governo Estadual, que separa em cinco fases a retomada das atividades econômicas nos municípios do diversas regiões do estado.
Para passar de uma fase para outra, cada região é analisada segundo cinco critérios: taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para o novo coronavírus, quantidade de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, evolução de novos casos nos últimos sete dias, evolução de novas internações nos últimos sete dias e variação de óbitos nos últimos sete dias.
Portanto, a decisão do Governo de São Paulo de passar os municípios da região de São José do Rio Preto – dentre eles Urupês – para a nova fase levou em conta os fatores acima.
Mas isso não significa que não haja mais riscos de contaminação ou que o município ainda não possa voltar para a fase laranja ou até vermelha. O distanciamento social, o uso adequado de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel é fundamental para que o número de casos em tratamento no município de Urupês volte a cair.
Você pode conferir todas as características da nova fase amarela, permissões e restrições no funcionamento do comércio, indústria e serviços, no decreto 2.960 no site da prefeitura.