Início Notícias Saúde Remédio em Casa: cuidar da população é o melhor remédio
Saúde |
Por Carina Costa, Assessoria de Imprensa
Remédio em Casa: cuidar da população é o melhor remédio
Whatsapp
print
Farmácia Municipal do Centro  - Foto: Carina Costa
Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde vem criando ações para evitar o risco de contágio da COVID-19 no município. Um dos serviços oferecidos é o “Remédio em Casa”, que consiste na entrega gratuita, em domicílio, de medicamentos utilizados para tratamento de doenças como hipertensão, diabetes entre outras, incluindo remédios de alto custo.

Os usuários das cinco Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da cidade que fazem parte do grupo de risco solicitam, com a receita, e recebem, em suas residências, os medicamentos de uso regular, gratuitamente.

São cerca de 150 receitas atendidas diariamente pelo programa, através das duas unidades farmacêuticas municipais, que realizam também atendimentos presenciais.

Após a análise da receita, os farmacêuticos entregam os medicamentos aos Agentes Comunitários de Saúde, que ficam responsáveis por entregar na casa de cada paciente. Durante o período de pandemia, todos os remédios estão sendo entregues para uso por dois meses, para que o paciente evite contato pessoal por um período mais longo. O município atende hoje 400 pacientes que recebem remédios de alto custo.

Anderson Omitto, que é o responsável pelo programa Remédio em Casa, da farmácia da UBS Dr. Xisto Albarelli Rangel, no centro da cidade, explica que qualquer medicamento, mas, principalmente os de alto custo, devem estar na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), que segue uma lista de medicamentos que é enviada pelo Governo do Estado, para  o município.

“A farmácia municipal só pode entregar medicamentos que estão no estoque. Pessoas do grupo de risco podem receber os remédios em suas casas, e quem tem a possibilidade de se dirigir até uma das unidades, devem retirar seus medicamentos nas unidades, com receita médica. Durante esse período de pandemia estamos simplificando ao máximo este serviço, para ajudar a população, estamos inclusive disponibilizando em Urupês colírios para tratamento de Glaucoma, que antes eram entregues no Centro de Referência de Tratamento, em Catanduva, explica Anderson Omitto, farmacêutico do município.

Além de facilitar a vida dos cidadãos o programa é um importante auxílio para idosos, pessoas acamadas, pós-operatórios ou pessoas com qualquer dificuldade de locomoção. Após a pandemia os serviços irão permanecer para pessoas nessas condições.

Os medicamentos podem ser solicitados nas farmácias por telefone ou WhatsApp:

ESF Centro
Telefone: (17) 3552-1324 
WhatsApp: (17) 98230-0232 

ESF Boa Vista
Telefone: (17) 3552-2344 
WhatsApp: (17) 98230-1067
Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 10/07/2020

Saiba mais sobre a Secretaria de Saúde