Início Notícias Saúde Prefeitura inaugura Ala de Síndrome Respiratória para atender casos de COVID-19 em Urupês

O hospital São Lourenço sedia a nova Ala de Síndrome Respiratória. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 25/05/2020 15h49 - Atualizado em 26/05/2020 16h59

A partir amanhã (26/05), começa a funcionar a nova Ala de Síndrome Respiratória em Urupês, espaço implantado pela Prefeitura no Hospital São Lourenço, visando acolher pessoas com sintomas de síndrome gripal inclusive possíveis pacientes de COVID-19, na baixa e média complexidade.
A nova ala é uma divisão de isolamento no prédio do hospital, constituída por 10 quartos. Ela conta com respirador mecânico e aparelhos de suporte respiratório (BiPAP). Também possui ares-comprimidos e condicionadores de ar em todos os quartos.
Com as reformas, a ala também ganhou um acesso reservado pelos fundos do hospital, eliminando a possibilidade de contato de seus pacientes com internos de outros quartos. O espaço contará com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista, todos equipados com os EPIs recomendados, como máscaras, aventais e similares.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a partir de agora, todos os pacientes com sintomas gripais – como febre, calafrios, tosse, congestão, coriza e dificuldade de respirar – que necessitarem de atendimento médico, deverão se dirigir a esta ala, e não mais às unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A Ala de Síndrome Respiratória funcionará, neste primeiro momento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Fora deste período, as pessoas devem procurar o Pronto Socorro da cidade.
Até o momento, Urupês já confirmou cinco casos de COVID-19, sendo que quatro destes já se encontram curados e um está em recuperação em isolamento domiciliar.

Confira mais fotos desta notícia: