Início Notícias Administração 7 por 4: Confira o resumo de notícias de 11/05 a 15/05

7 por 4: Confira o resumo de notícias de 11/05 a 15/05

O seu resumo semanal de notícias da Prefeitura de Urupês em quatro minutos.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 22/05/2020 11h12 - Atualizado em 22/05/2020 17h02

Pacientes recuperados de COVID-19
Os quatro primeiros pacientes que foram diagnosticados com COVID-19 em Urupês receberam alta ontem, pelo Sistema de Saúde, após passarem pelo período de isolamento domiciliar de 14 dias. Eles já podem ser considerados curados da doença, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, e podem ser reintegrados à sociedade para as atividades do dia-a-dia.
Ontem a tarde uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde foi até a casa da família para para prestar apoio.
De acordo com o Dr. Silvio Ribeiro, infectologista do Hospital Emílio Carlos e médico do Sistema de Saúde de Urupês, “existem vários critérios que são utilizados para dar alta a um paciente diagnosticado com COVID-19, mas o mais utilizado é o critério clínico; ou seja, a partir de 14 dias após o início dos primeiros sintomas e, se nas últimas 72h, [o paciente] não apresentar mais sintomas, nós podemos considerar que ele está curado e não transmite a doença para outras pessoas”.
Ele continua dizendo que este critério clínico é um protocolo do Ministério da Saúde, baseado em estudos internacionais e que “não há necessidade de a população ficar apreensiva em conviver de novo com essas pessoas”. Ainda assim, o médico reforça a importância do uso de máscaras, da utilização de álcool em gel e da higienização das mãos para todos.
Urupês confirma quinto caso de COVID-19 no município
O sistema de Saúde de Urupês confirmou o quinto caso de coronavírus no município. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, é um homem de 56 anos que fez o teste rápido nesta tarde em uma Unidade de Saúde e foi positivado.
Ele trabalha fora da cidade onde contraiu o vírus. O paciente apresenta sintomas como tosse e dores no corpo, ele está em isolamento por 14 dias e será monitorado diariamente pela unidade de saúde que notificou o caso.
Novas medidas de contenção de aglomeração
O Prefeito Bica esteve em reunião com representantes dos setores responsáveis pela fiscalização e segurança pública durante a quarentena, na última terça-feira, para avaliarem a situação de descumprimento dos decretos estaduais e municipais, principalmente na questão de isolamento e distanciamento social como forma de proteção a todos os cidadãos contra o Covid-19.
Denúncias de festas e aglomerações em chácaras, piscinas, e em qualquer local serão encaminhadas para o Ministério Público, podendo gerar processos para os responsáveis.
A Prefeitura está exigindo que pessoas vindas de grandes centros e principalmente da capital, informem à Secretaria de Saúde e fiquem em isolamento nas casas dos familiares. O ideal neste momento é que as pessoas da cidade não recebam visitas de parentes e amigos de fora da cidade, mas, se receberem, tanto a família quanto visitantes deverão permanecer em isolamento por 14 dias, como medida preventiva ao Coronavírus.
O número de telefone para informar a Secretaria de Saúde é 1798133-8460, que pode ser usado também para denúncias.
Ações na Caixa Econômica Federal
A Prefeitura de Urupês através da Secretaria de Desenvolvimento Social, colocou tendas e cadeiras em frente a Agência da Caixa Econômica Federal, para que as pessoas que esperam em filas pelo auxílio emergencial ou outros serviços possam se organizar melhor e evitar aglomerações como pede as medidas propostas pela Organização Mundial da Saúde.
Aprovação das contas de 2018
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou por unanimidade as contas da Prefeitura de Urupês, relativas ao exercício de 2018.
De acordo com o TCE isso significa que o gestor público cumpriu com as exigências legais, aplicando corretamente os recursos públicos, além de planejar adequadamente a gestão.
É padrão por parte da instituição, analisar as contas referentes a dois anos anteriores ao ano em exercício.
Feriado nesta segunda-feira
Foi aprovado pela Assembléia Legislativa a antecipação do feriado do dia 09 de Julho, Dia da Revolução Constitucionalista, para a próxima segunda-feira dia 25 de maio. O motivo principal da alteração da data é aumentar o isolamento social em todo o Estado. A prefeitura segue a orientação e decreta feriado nesta segunda-feira. A orientação é que todos permaneçam em casa.