Início Notícias Crianças e Adolescentes Faça Bonito: Urupês inicia campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Crianças e Adolescentes |
Por Luis Fernando da Silva, Assessoria de Imprensa
Faça Bonito: Urupês inicia campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Whatsapp
print
Criança de escola de Urupês em passeata na Campanha Faça Bonito de 2019. Foto: Thais Rizzato.
Nesta semana, Urupês deu início às ações de conscientização da Campanha Faça Bonito, com objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município. O Dia D da campanha acontece em todo o Brasil em 18 de maio.

As ações preparadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social envolvem a criação de materiais informativos, como vídeos e textos que serão divulgados por meio das redes sociais e a distribuição de panfletos, com dados sobre o que é a campanha e maneiras de denunciar. Além disso, estão previstas a realização de entrevistas com autoridades do município, programa de rádio e transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura.


Abuso e exploração sexual

De acordo com Rodrigo Medina, Promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, abuso e exploração sexual são formas de violência sexual, mas possuem diferenças. O abuso acontece quando um adulto submete uma criança ou adolescente à prática de uma atividade sexual ou faz com que ela vivencie esse fato, seja presencialmente ou por meios eletrônicos.

Já na exploração sexual, a criança ou adolescente é utilizada em troca de uma remuneração ou de um benefício, como dinheiro ou substâncias entorpecentes.

Ainda, segundo o promotor, seja qual for a situação, a criança ou adolescente deve ser encarada como vítima, pois ela não tem discernimento para tomar decisões e consentir com a realização desse ato.


Número de casos no Brasil e em Urupês

Dados do Disque 100, dos Direitos Humanos, mostram que, em 2018, foram registradas mais de 17 mil denúncias de violência sexual contra menores de idade no Brasil. Desses casos, por volta de 70% aconteceram em ambiente familiar. Mas também podem ocorrer situações entre pessoas que tenham laços afetivos ou com desconhecidos; e se intensificam quando acontecem grandes eventos ou obras na cidade.

Em Urupês, no último ano, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), um dos órgãos responsáveis por receber denúncias desta natureza, registrou 10 casos de possíveis violações, mas, de acordo com a instituição, este número deve ser ainda maior, considerando que há casos que ainda não são notificados.


Como denunciar

Em Urupês, vários profissionais atuam diariamente para proteger as crianças e os adolescentes, prevenindo ou atuando mediante a denúncias de violação sexual. Contudo, é importante que as pessoas também colaborem. Em caso de suspeita, o cidadão deve realizar uma denúncia anônima no Disque 100, para o CREAS de Urupês, pelo telefone (17) 3552-2138, ou para o Conselho Tutelar, pelo telefone (17) 3552-2322 ou 24h pelo celular (17) 98133-8555.


Como identificar possíveis casos

É importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar que uma criança ou adolescente está sofrendo abuso ou exploração sexual. Sinais como mudanças de comportamento, distanciamento excessivo, atitudes infantis repentinas, apresentação manchas roxas pelo corpo são alguns indícios.


Sobre a Campanha

A Campanha “Faça Bonito” é realizada em todo o Brasil, tendo o dia 18 de maio como seu ponto ápice. Neste mesmo dia, no ano de 1973, a garota Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos, foi sequestrada, violentada sexualmente e morta por empresários de famílias poderosas da cidade de Vitória/ES. Mais tarde, por meio da Lei nº. 9.970/2000, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Desde então, campanhas são realizadas em todo o Brasil, mostrando às pessoas como identificar casos como de abuso e exploração sexual e como realizar as denúncias. Em Urupês, há anos a campanha movimenta a cidade.
Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 25/05/2020