Início Notícias Administração Urupês intensifica ações para ajudar a população em meio a pandemia

Urupês intensifica ações para ajudar a população em meio a pandemia

Imagem divulgação

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 08/04/2020 09h21

A Prefeitura de Urupês vem intensificando as ações internas e externas desde o início da quarentena, para atender toda a população. Em meio à situação preocupante, a administração municipal está buscando meios de ajudar os empresários e funcionários que não estão podendo trabalhar.
É importante lembrar que Urupês está seguindo a ordem do Governo passada a todos os municípios do estado e que a orientação do Ministério da Saúde é que todos permaneçam em isolamento social, pois é a única maneira eficaz de diminuir as chances de contágio do COVID-19.
E para suprir as necessidades das pessoas que estão passando por dificuldades durante a quarentena, a prefeitura por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, está realizando diversas ações no município. Conheça algumas delas e como você pode aderir para passar pela pandemia com mais segurança e um pouco mais de tranquilidade:
Investimentos para o Hospital São Lourenço
No Hospital São Lourenço serão disponibilizados em torno de dez leitos para pacientes que apresentarem sintomas graves de coronavírus. A prefeitura está providenciando equipamentos para atender esses pacientes, caso a doença chegue a Urupês. Além de ar condicionado, o espaço receberá os respiradores próprios para o caso do agravamento de algum paciente.
Arrecadação de alimento para famílias carentes
As Estratégias de Saúde da Família criaram uma ação de arrecadação de alimentos para poder atender famílias carentes, que residem nos bairros que são assistidos pelos agentes de saúde de cada unidade.
“Contamos com a colaboração da população que pode doar para fazer a sua parte, e os que precisam de ajuda, solicite na unidade de saúde do seu bairro”, informou a secretária de Saúde Cristina Camargo.
Assistência Social
O município está reforçando ações para assistência à população em situação de vulnerabilidade econômica e social, por meio de fornecimento de benefícios eventuais ações integradas ao CRAS, CREAS e setor administrativo da Secretaria. A Prefeitura está preparando 400 cestas básicas para quem realmente precisa. A secretaria de desenvolvimento Social está preparando mais de 350 kits de higiene para serem distribuídos às pessoas carentes.
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h, na prefeitura
CRAS: atendimento mediante o agendamento pelo telefone 17 3552-1779.
CREAS: atendimento mediante o agendamento pelo telefone 17 3552-2138
Cestas Básicas:
Pedido de cesta básica deve ser realizado na assistência social, de segunda a sexta das 08h às 12h.
IPTU e Contas de Água e Esgoto Adiados
As contas de IPTU, água e esgoto estão adiadas até o final do decreto de quarentena e a normalização dos serviços de atendimentos internos da prefeitura. Todas as contas vencidas durante o período vigente do decreto serão prorrogadas e não serão cobrados juros e correções monetárias.
Outras ações
A Prefeitura está confeccionando aventais para o Hospital Padre Albino de Catanduva. A administração do Hospital entrou em contato com o nosso prefeito, a matéria prima foi enviada pelos responsáveis do Hospital, e o Bica conseguiu uma confecção da cidade para realizar parte da produção e a outra parte está sendo confeccionada por costureiros dos cursos de corte e costura dos projetos da cidade.
Divulgue sua empresa e serviços de Delivery de forma gratuita:
Comércios e prestadores de serviço de Urupês que estão realizando serviços de entrega à domicílio (delivery) e/ou retirada nas portas das lojas, podem realizar gratuitamente a divulgação de seus serviços no site da prefeitura e no Facebook da Prefeitura, como maneira de comunicarem-se com seus clientes neste período de quarentena.
Capital para empresários:
Empréstimo para MEIs e MEs pelo Banco do Povo: o serviço recebeu aporte do Governo do Estado e está realizando financiamento de até R$ 20 mil a micro e pequenas empresas a juros de apenas 0,35% ao mês.
Auxílio Emergencial do Governo - R$ 600 reais mensais
Hoje, 07/04/2020, foi lançada a plataforma do Governo Federal para solicitar o Auxílio Emergencial, benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.
iOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-auxílio-emergencial/id1506494331
Todas as informações, orientações, critérios e requisitos estão disponíveis no site. Solicite seu auxílio diretamente por lá, mas se mesmo assim houver dúvidas sobre cadastro entre em contato com o CRAS e CREAS para mais orientações.