Início Notícias Saúde Urupês conta com manhã de doação de sangue

Urupês conta com manhã de doação de sangue

Publicado em 04/05/2017 00h00

No dia 22 de abril, a Associação de Doadores de Sangue Vida Nova de Urupês promoveu uma manhã de doação de sangue no Centro de Convivência do Idoso. A ação contou com o auxílio de membros do Hemonúcleo de Jaú e apoio da Prefeitura Municipal de Urupês, através de sua Secretaria de Saúde e divisão de Vigilância Sanitária.
O sangue colhido foi destinado ao hospital Amaral de Carvalho, da cidade de Jaú, local que acolhe pacientes de Urupês em tratamento de câncer.
A ação aconteceu das 7h às 11h, recebendo 115 pessoas e colhendo 98 bolsas de sangue – com 450 gramas cada –, além da realização de 45 cadastros de medula óssea.
Um número muito bom na opinião dos organizadores. Atualmente, Urupês conta com 1598 doadores de sangue inscritos e 4010 cadastros de medula óssea. Considerando o número populacional, o município se encontra em 1º lugar na lista de maiores doadores de sangue da região de São José do Rio Preto.
Segundo o presidente da Associação de Doadores de Sangue Vida Nova de Urupês, José Elias Guarnier, as doações são feitas mediante a requisição dos hospitais e da necessidade dos pacientes, acontecendo, normalmente, a cada quinze ou trinta dias. São José do Rio Preto, Catanduva, Barretos e Ribeirão Preto sãos as principais cidades onde se realizam as coletas de sangue. Contudo, sua destinação acontece para todas as cidades da região, inclusive Urupês, mediante a necessidade constatada.
Uma atitude filantrópica e contínua. “Estamos realizando este trabalho há mais de dez anos e, sempre que surgem as oportunidades, nós fazemos, além da doação de sangue, outros trabalhos como a entrega de alimentos a São José do Rio Preto”, disse o presidente da Associação.
Ele faz convite: “quem quiser ser doador, basta nos procurar através da Associação, pelo telefone ou WhatsApp, nos números (17) 98127-9143 ou (17) 99191-8659. Atenderemos e levaremos cada doador para essa nova carreira de sua vida”. E também agradece: “Em nome da Associação, agradeço a todos os doadores de sangue de Urupês”.
Para o ato da doação, é necessário que se cumpram alguns requisitos, como estar bem alimentado, portar documentos emitidos por órgãos oficias, como RG ou Carteira de Habilitação, estar em boas condições de saúde, não utilizando nenhum tipo de medicamento, ter acima de 16 anos e mais de 50 quilos.