Início Notícias Saúde Janeiro Roxo: Urupês em alerta sobre a Hanseníase.

Janeiro Roxo: Urupês em alerta sobre a Hanseníase.

Cerca de 2 minutos de leitura

43 acessos

Equipe de saúde realizando a campanha no bairro Boa Vista, Foto: Divulgação.

Equipe de saúde realizando a campanha no bairro Boa Vista, Foto: Divulgação.

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 28/01/2020 18h06

A Secretaria de Saúde de Urupês, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza a campanha de prevenção e busca ativa da Hanseníase no município, com o objetivo de prevenir e investigar novos casos para o diagnóstico precoce, interrompendo a cadeia de transmissão da doença.
O processo de busca ativa por pacientes com sintomas está sendo realizado em todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família e, com o intuito de alcançar uma parte maior da população, equipes de saúde estão abordando moradores que passam pelas sessões do Cine Família, projeto de cinema ao ar livre, que traz exibição de filmes em diversos bairros da cidade.
Com isso, cerca de duzentas pessoas são alertadas, por dia, sobre a doença, durante a programação.
A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, atingindo pele, nervos periféricos, podendo causar incapacidades e deformidades físicas, mas, com possibilidade de cura, se diagnosticada e tratada de forma correta. Um dos sintomas da doença é o aparecimento de manchas pelo corpo, insensíveis a temperatura (frio ou calor) e à dor.
Considerada a doença mais antiga do mundo, a hanseníase atinge 30 mil pessoas por ano no Brasil, incluindo crianças e adultos. “O SUS realiza exames e tratamentos gratuitos para diagnosticar a doença rapidamente. Em caso de aparecimento de manchas e outros sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima; previna-se”, alerta a secretária de saúde Cristina Camargo.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto