Início Notícias Saúde Com sistema inovador, Urupês realiza exames de eletro com resultados obtidos em cinco minutos

Enfermeira Franciely Furlan, realizando exame em paciente. Foto: Carina Costa - Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 14/01/2020 14h29 - Atualizado em 14/01/2020 15h40

A Unidade Básica de Saúde Dr. Xisto Albarelli Rangel, no centro de Urupês, recebeu um novo aparelho de Eletrocardiograma. O exame funciona como todos os outros, mas o diferencial é que o resultado é obtido quase imediatamente.
Com uma função inovadora, o diagnóstico coletado é enviado para São Paulo/SP, através de um sistema, e a equipe da Fundação Adib Jatene, que presta atendimento 24 horas por dia em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, recebe o exame, analisa e envia o laudo em até cinco minutos para a Unidade de Saúde responsável.
“Quando o caso do paciente for grave, como num princípio de infarto, a equipe entra em contato imediatamente por telefone para passar o diagnóstico pra gente, para que sejam tomadas as devidas precauções”, disse Franciely Furlan, enfermeira do Sistema Público de Saúde de Urupês.
Hoje a cidade conta com aparelhos convencionais de eletrocardiogramas nas cinco UBS (Unidade Básica de Saúde). Essa nova tecnologia beneficiará a saúde do município, que terá, a partir de agora, mais chances de diagnosticar precocemente e salvar a vida de pacientes cardíacos.
O ECC ou eletro mede a atividade elétrica do coração, um exame bem simples, usado na triagem de prontos-socorros e também em checkups preventivos solicitados por cardiologistas. Esse exame flagra arritmias e taquicardias ou bracardias, quando o peito bate rápido ou devagar demais, respectivamente.
“Toda a população terá acesso a essa novidade. Estamos sempre em busca de inovação para o sistema de saúde local, visando melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento, em benefício da população”, explica o Prefeito Bica.
A conquista, para a secretária de Saúde Cristina é de grande importância para a qualidade do sistema de saúde da cidade. “Esse serviço vai colaborar muito com o atendimento, trazendo mais eficácia ao fechamento de diagnósticos. Os pacientes serão encaminhados para um cardiologista com o exame e o laudo prontos, o que agilizará ainda mais o processo de tratamento desses pacientes”, finaliza a secretária.