Início Notícias Emprego e Qualificação Urupeenses ganham qualificação gratuita em Confecção Industrial para o mercado de trabalho

Alunos que receberam o diploma do curso de Confecção Industrial. Foto: Divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Assessoria de Comunicação Social

Publicado em 17/12/2019 10h30

O Município de Urupês acabou de ganhar novos profissionais qualificados em Confecção Industrial. Eles foram treinados pela unidade móvel do Via Rápida Emprego, que esteve na cidade durante as últimas semanas. Na noite desta segunda-feira (16), os alunos receberam os certificados de conclusão das mãos dos professores e do secretário.
Contando com carga horária de 80 horas, o curso capacitou os alunos para desenvolverem competências relativas à execução de operações básicas de costura, em máquina reta, overloque e especiais.
O curso foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ETEC Centro Paula Souza e, em Urupês, contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Agrário.
Referência na área têxtil
A escolha de “Confecção Industrial” aconteceu devido à grande participação deste setor na economia de Urupês. No último senso do jeans, realizado em 2018, o município despontou com 70 fábricas, gerando cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos na cidade, algo em torno de 60% de seus empregos formais, além de receber uma parcela significativa de moradores das cidades circunvizinhas, como Irapuã, Sales e Ibirá, que se desloca para trabalhar em Urupês. Ainda, segundo dados levantados junto ao setor, a produção mensal na alta temporada de 2018 girou em torno de 1 milhão de peças.
Despontando como uma das principais fontes de geração de renda para o município e sua população, as fábricas de jeans produzem peças que são vendidas em todo o território nacional. Essa produção é reconhecida pela sua variedade e diversidade de estilos, que vão desde o uso no dia a dia, para trabalho, até aquelas mais sofisticadas, confeccionada para festas e eventos sociais.

Confira mais fotos desta notícia: