Início Notícias Assistência Social Inauguração CREAS e novo CRAS: um grande passo para a conquista dos direitos da população urupeense

Publicado em 21/04/2017 00h00

Pouco mais de cem dias. Este foi o tempo necessário para que a Secretaria de Desenvolvimento Social levasse a cabo um dos maiores projetos idealizados para o setor no município. Na quinta-feira (20), aconteceu a inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Urupês.
Os espaços foram completamente reformados para acolher os órgãos socioassistenciais, que auxiliam na manutenção dos vínculos sociais e familiares e na ação quando estes vínculos já foram quebrados, prezando pelo cumprimento dos direitos sociais e humanos de cada usuário.
A cerimônia de inauguração aconteceu às 19h30 e estiveram presentes, além das diversas autoridades da gestão pública municipais, como secretários e assessores, o deputado estadual Itamar Borges e a diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Silvia Laguna, além de usuários dos serviços e moradores de Urupês.
“Só tenho a agradecer a toda a equipe da Assistência Social por tudo o que fizeram por mim”, disse uma usuária dos serviços. “Vou sempre guardar vocês em meu coração”, referiu-se emocionada aos membros da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Outro usuário dos serviços elogiou o trabalho da atuação da secretaria no âmbito familiar, atribuindo ao serviço, a melhoria do convívio dentro de sua casa.
Tomando a palavra, Silvia Laguna expressou-se muito alegremente com a conquista dos espaços. “No fim do ano, quando o Alison e o prefeito Bica foram me visitar, requerendo a verba para garantir os serviços do CREAS, perguntei-os se poderiam fazer com que o CREAS fosse real dentro de um ano e meio. Para minha surpresa o prefeito disse que este seria implantado ainda no primeiro semestre”. A diretora da Drads também parabenizou o esforço do Secretário municipal, Alison Paulo da Silva, em fazer reais aqueles espaços e tornar possível o acesso aos serviços.
Diretora da Drads, Silvia Laguna, junto ao Secretário de Desenvolvimento Social, Alison Paulo da Silva.
O deputado Itamar Borges lembrou sobre a importância dos serviços para toda a população e parabenizou os gestores do município pela conquista.
O prefeito Bica, por sua vez, viu como grande vitória a conquista dos novos espaços e reiterou seu compromisso de luta pelos mais necessitados do município.
Finalizado o uso das palavras, foi a vez da inauguração oficial dos dois espaços com o corte das fitas e a abertura para a visitação por parte dos presentes, enquanto se exibia um vídeo com as principais ações desempenhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social neste ano. Veja abaixo o vídeo.
Após a cerimônia, houve a recepção dos presentes no Centro de Convivência do Idoso para um coquetel de confraternização.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social, Alison Paulo da Silva, “foi um dia histórico para nossa cidade, pois toda a população ganhou mais um equipamento público de proteção e de garantia de direitos”.
E acrescentou: “com este espaço, muitas famílias e cidadãos terão a proteção social previsto em nossa constituição, assegurados, e serão ouvidos e atendidos por uma equipe técnica qualificada”.
Veja outras fotos da noite: