Início / Notícias / Desenvolvimento e Empreendedorismo / Urupês tem mais de 2500 mil costureiros
Desenvolvimento e Empreendedorismo |
Por Thais Rizzato, Assessoria de Imprensa
Urupês tem mais de 2500 mil costureiros
Whatsapp
print

Uma das profissões mais antigas e ainda bastante valorizada nos dias atuais é a da costureira. A profissão já existe há muitos séculos. Ser costureira nada mais é do que remendar, criar ou reestilizar roupas, cortinas e demais itens.

No dia 25 de maio é comemorado o dia da Costureira e o município de Urupês se destaca por ter mais de 2500 costureiros.

A profissão passou por uma série de avanços quando comparada há alguns anos com os dias de hoje. Isso porque as máquinas de costura foram se modernizando, além de ganhar até mesmo portabilidade, o que facilita e muito o dia a dia das costureiras.

No município de Urupês, são mais de 1500 trabalhadores diretos e entorno de 1000 indiretos. Deste total, 80% São mulheres e 20% homens.

Em geral, a maior parte das pessoas que adere a profissão é mulher. Embora já passou o tempo em que somente as mulheres costuravam, a profissão tem um toque um pouco mais feminino. Porém, nos dias de hoje é possível também encontrar muitos homens costureiros.

De acordo com o a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Agrário, o município tem 60 fábricas trabalhando e novas unidades sendo montadas, resultando em média um milhão de peças por mês. São gerados emprego não somente em Urupês e sim também nas cidades vizinhas.

Vale lembrar que o município tem o reconhecimento como Arranjo Produtivo Local (APL) no setor de jeans, sendo o único do Estado de São Paulo.

Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 27/06/2019

Receba nossas notícias e atualizações por e-mail