Início / Notícias / Assistência Social / Em Urupês, passeata alerta sobre Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Assistência Social |
Por Thais Rizzato, Assessoria de Imprensa

Aconteceu na cidade de Urupês uma passeata da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “Faça Bonito”.

A Campanha, que é realizada pela Prefeitura de Urupês, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e em parceria com os diversos setores do município, também realizou ações durante a semana nas escolas municipais e projetos sociais.

Como identificar o abuso:

Alguns sinais ajudam a identificar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e devem ser constantemente observados. Fique atento às mudanças no comportamento da criança, baixa autoestima, extrema agressividade ou passividade, isolamento, insegurança e regressão a comportamentos que já havia abandonado.

Denuncie:

Em caso de suspeita, o cidadão deve realizar uma denúncia anônima no Disque 100, para o CREAS de Urupês, pelo telefone (17) 3552-2138, ou para o Conselho Tutelar, pelo telefone (17) 3552-2322.

Sobre a Campanha:

A Campanha “Faça Bonito” é realizada em todo o Brasil, tendo o dia 18 de maio como seu ponto ápice. Neste mesmo dia, no ano de 1973, a garota Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos, foi sequestrada, violentada sexualmente e morta por empresários de famílias poderosas da cidade de Vitória/ES. Mais tarde, por meio da Lei nº. 9.970/2000, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Desde então, campanhas são realizadas em todo o Brasil, mostrando às pessoas como identificar casos como de abuso e exploração sexual e como realizar as denúncias. Em Urupês, há anos a campanha movimenta a cidade.

Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 23/09/2019