Início / Notícias / Meio Ambiente / Urupês está ganhando novo dispositivo para combater o descarte irregular de lixo
Meio Ambiente |
Por Luís Fernando da Silva, Assessoria de Imprensa

O prefeito de Urupês assinou, na manhã da última sexta-feira (15), um contrato com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), para a liberação de recursos destinados à implantação de um Dispositivo para Recebimento de Resíduos Recicláveis e Volumosos, aliado a um programa municipal de educação ambiental voltado à preservação dos recursos hídricos. O dispositivo trata-se de um local para entrega voluntária, triagem, armazenamento temporário e correta destinação dos resíduos recicláveis e volumosos produzidos no município.

Construído ao lado do Transbordo de Resíduos Sólidos, área na saída para São José do Rio Preto, o novo empreendimento será uma importante contribuição para a preservação dos recursos naturais de Urupês, especialmente dos recursos hídricos, evitando sua contaminação e assoreamento.

Neste local, serão recebidos tanto resíduos volumosos (sofás, mesas, armários e objetos similares), quanto resíduos recicláveis (papéis, plásticos, vidros e metais). Já os resíduos provenientes de podas de árvores, limpeza de quintais e de reformas e construções, continuarão com suas destinações normais.

Outras importantes ações conjuntas à implantação deste empreendimento são a intensificação na conscientização e na fiscalização. A Prefeitura visa promover ações publicitárias sobre o descarte correto dos resíduos produzidos em Urupês, assim como ampliar a fiscalização, incentivando denúncias de descarte irregular de lixo.

Orçado em R$ 150.566,86, o Fundo Estatual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, custeará a maior parte do empreendimento, liberando R$ 143.399,83. Os outros R$ 7.167,03 farão parte da contrapartida da prefeitura.

Com a assinatura do contrato com o FEHIDRO, a prefeitura segue agora todos os trâmites legais, para abrir processo licitatório e contratar uma empresa responsável pelas obras.

Prefeito Bica assina contrato com o FEHIDRO para liberação dos recursos. Foto: divulgação.
Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 24/04/2019