Início Notícias Saúde Urupeenses são atendidos pela unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos

Urupeenses são atendidos pela unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos

Unidade móvel atendeu 80 pacientes em frente o Salão Paroquial do Município. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 14/12/2018 16h59

Os moradores de Urupês foram atendidos, na manhã desta sexta-feira (14), pela unidade móvel (carreta) do Hospital de Amor de Barretos, que realizou exames gratuitos de Papanicolaou e de P.S.A.. O atendimento aconteceu na travessa Pe. Peretti, em frente o Salão Paroquial, no centro da cidade.
Para serem atendidos, os interessados realizaram o agendamento antecipadamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Xisto Albarelli Rangel. Ao todo foram encaminhadas 40 pacientes para o exame de Papanicoulau e outros 40 para o de P.S.A..
Além dos exames, os profissionais do Hospital de Amor também realizaram uma palestra para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde do Sistema de Municipal de Saúde. O assunto tratado foram as formas de prevenção e identificação do câncer de mama, câncer de colo uterino, câncer de pele e câncer de próstata.
A enfermeira Franciely Furlan foi a responsável por organizar a. Segundo ela, os munícipes interessados em realizar os exames podem procurar a Unidade de Saúde Central para solicitá-los gratuitamente.
Ela também completou: “Agradeço a todos os envolvidos deste evento maravilhoso, em especial ao Orlando Miranda (Fumaça), Coordenador de Capitação por ter conseguido a Carreta de Prevenção ao Município de Urupês, ao prefeito Bica e à secretaria de saúde Cristina por ter delegado a mim a responsabilidade da organização do evento. Agradeço também à Polícia Militar – ao soldado Márcio, aos eletricistas da prefeitura, ao Tito e ao Adauto, responsável pela fiscalização no município”.
Sobre os exames realizados
O P.S.A., conhecido como Antígeno Prostático Específico, foi avaliado por meio de um rápido exame de sangue, colhido no laboratório móvel. Esse exame ajuda no diagnóstico de alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata.
Também simples e rápido, o Papanicolau é um exame realizado por meio da coleta de células do colo uterino para análise em laboratório. O intuito é verificar a existência de lesões ou alterações do tecido uterino, trabalhando no diagnóstico de câncer de colo uterino e de algumas infecções sexualmente transmissíveis, como a candidíase.
Profissionais que participaram da palestra no ESF do Boa Vista. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.