Início Notícias Saúde Urupês promove castração de animais de rua em prol da saúde pública

Urupês promove castração de animais de rua em prol da saúde pública

'Negona', como ficou conhecida, foi um dos animais castrados. Foto: Divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 21/11/2018 14h02 - Atualizado em 21/11/2018 14h09

Urupês vem intensificando os esforços no sentido de garantir saúde pública de qualidade para os seus moradores. E foi também nesse intuito que, nos últimos meses, a Prefeitura promoveu uma ação de castração de cães e gatos de rua ou semidomiciliados. Ao todo, foram 120 procedimentos realizados por uma profissional especializada nos meses de agosto, setembro e outubro.
Voluntários da comunidade selecionaram os animais para o atendimento, priorizando as fêmeas, e os encaminharam para exames preliminares na Casa da Agricultura de Urupês após emitida a guia de autorização pela Sistema de Saúde Municipal. Posteriormente, sob consentimento dos responsáveis, os animais eram encaminhados para a castração na clínica.
A veterinária responsável foi Kelen Narducci. Ela explica que animais criados de maneira inadequada, com falta de guarda responsável, podem contribuir para o aumento indesejado da população de cães e gatos, possibilitando risco de zoonoses, mordeduras e atropelamentos.
Segundo ela, os procedimentos realizados na cidade tinham o intuito de “diminuir as ninhadas indesejadas, evitar agressividade motivadas por estímulos sexuais, diminuir os abandonos, evitar doenças geneticamente transmissíveis e de caráter zoonótico, assim como casos de atropelamento e crueldade com os animais”.
Ainda de acordo com Kelen, felizmente, cerca de 70% dos animais esterilizados foram adotados por tutores responsáveis.
Alex Natalino, para o Jusbrasil, diz que “além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes”.
Cachorra que participou de um dos procedimentos e foi adotada por novos tutores. Foto: Divulgação.