Início / Notícias / Saúde / Urupês promove castração de animais de rua em prol da saúde pública
Saúde |
Por Luís Fernando da Silva, Assessoria de Imprensa
Urupês promove castração de animais de rua em prol da saúde pública
'Negona', como ficou conhecida, foi um dos animais castrados. Foto: Divulgação.
Urupês vem intensificando os esforços no sentido de garantir saúde pública de qualidade para os seus moradores. E foi também nesse intuito que, nos últimos meses, a Prefeitura promoveu uma ação de castração de cães e gatos de rua ou semidomiciliados. Ao todo, foram 120 procedimentos realizados por uma profissional especializada nos meses de agosto, setembro e outubro.

Voluntários da comunidade selecionaram os animais para o atendimento, priorizando as fêmeas, e os encaminharam para exames preliminares na Casa da Agricultura de Urupês após emitida a guia de autorização pela Sistema de Saúde Municipal. Posteriormente, sob consentimento dos responsáveis, os animais eram encaminhados para a castração na clínica.

A veterinária responsável foi Kelen Narducci. Ela explica que animais criados de maneira inadequada, com falta de guarda responsável, podem contribuir para o aumento indesejado da população de cães e gatos, possibilitando risco de zoonoses, mordeduras e atropelamentos.

Segundo ela, os procedimentos realizados na cidade tinham o intuito de “diminuir as ninhadas indesejadas, evitar agressividade motivadas por estímulos sexuais, diminuir os abandonos, evitar doenças geneticamente transmissíveis e de caráter zoonótico, assim como casos de atropelamento e crueldade com os animais”.

Ainda de acordo com Kelen, felizmente, cerca de 70% dos animais esterilizados foram adotados por tutores responsáveis.

Alex Natalino, para o Jusbrasil, diz que “além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes”.

Cachorra que participou de um dos procedimentos e foi adotada por novos tutores. Foto: Divulgação.
Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 12/12/2018

Saiba mais sobre Secretaria de Saúde