Início / Notícias / Saúde / Unidade de Saúde passa a atender urupeenses até às 20h
Saúde |
Por Luís Fernando da Silva, Assessoria de Imprensa
Unidade de Saúde passa a atender urupeenses até às 20h
Posto de Saúde Dr. Xisto Albarelli Rangel é o que vai receber ações noturnas do
A Unidade Básica de Saúde Dr. Xisto Albarelli Rangel – o Posto de Saúde Central – de Urupês agora atende pacientes até às 20h nas terças, quartas e quintas-feiras. O novo horário de funcionamento faz parte do projeto “Hora do Trabalhador”, que chega para atender urupeenses que não podem comparecer à unidade em seu horário normal de funcionamento por estarem no trabalho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pelo projeto, o objetivo é contribuir com a “melhoria dos níveis de saúde pessoal e coletiva dos trabalhadores, garantindo que todos tenham acesso à Saúde Básica”.

Após levantamento feito pelos gestores da SMS, utilizando parâmetros como os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e um contínuo monitoramento dos usuários atendidos pelo serviço, constatou-se que esses são, em sua maioria, trabalhadores, oriundos de usinas, fábricas ou outros serviços com jornada de trabalho de oito horas diárias. Assim sendo, estes trabalhadores tinham dificuldades de acesso aos Serviços de Saúde por não poderem ausentar-se de seus ofícios. O resultado era que, muitas vezes, eles abandonavam os tratamentos, o que agravava o estado de saúde.

A “Hora do Trabalhador” se apresenta como uma solução a este problema. Diariamente, são atendidos até 20 pacientes no projeto, disponibilizando clínica geral, enfermagem e farmácia. O intuito, contudo, de acordo com a Secretaria, é ofertar gradativamente novos serviços.

Para fazer parte do projeto, é preciso que os empregadores enviem à Unidade de Saúde uma relação atualizada contendo o nome e informações de todos os seus funcionários e que criem um cartão ou crachá de identificação. Para maiores informações, os interessados poderão entrar em contato com a UBS pelo telefone (17) 3552-1038.

Segundo o prefeito Bica, esta é uma oportunidade para ampliar a cobertura dos serviços de saúde do município. “Vimos investindo na melhoria da saúde pública e o ‘Hora do Trabalhador’ é uma dessas ações em que nós oferecemos atendimentos de qualidade com base nos programas do Ministério da Saúde e garantindo o acesso imediato aos medicamentos que compõe o elenco da Farmácia Básica”, disse.
Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 18/12/2018

Saiba mais sobre Secretaria de Saúde