Início / Notícias / Cultura / Regiões do Brasil são assunto da Mostra Folclórica de Urupês
Cultura |
Por Luís Fernando da Silva, Assessoria de Imprensa
Regiões do Brasil são assunto da Mostra Folclórica de Urupês
Alunos apresentam dança sobre crenças da região norte. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês
As cinco regiões brasileiras foram o assunto da edição 2018 da Mostra Folclórica de Urupês, que trouxe o tema “Brasileirando”. O evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto, no Salão Paroquial do município, e teve o objetivo de promover o contato entre o público e a grande diversidade cultural do país, por meio do artesanato, das vestes típicas, da música e das crenças de cada região.

O trabalho foi promovido pelo Departamento Municipal de Cultura e contou com a parceria das escolas e projetos sociais: cada um deles ficou responsável por representar uma região, incorporando a identidade cultural como um dos temas abordados pelos professores nas salas de aula.  A assessora de Cultura, Nenica Roman, referiu-se à participação desses setores. “A cultura tem que ir aonde o povo está. Como o Folclore é uma cultura popular, é necessário que toda a comunidade fique envolvida”, disse.

Na quarta-feira (29), o evento foi aberto pela apresentação da Companhia de Reis de Guajuvira. Seguindo, o Projeto Guri, o Serviço de Convivência Criança Feliz e as escolas da rede pública apresentaram músicas, danças e desfilaram com os trajes típicos das regiões. Uma numerosa parte da população participou da abertura. Já na quinta-feira (30), o espaço foi aberto a partir das 7h para acolher a visitação guiada das escolas e dos munícipes, enquanto a dupla Sardella e Alvinho tocava as músicas características de cada região do país.

O prefeito Bica participou do evento e festejou o resultado. “Quando eu me propus a administrar o município, eu me propus a administrá-lo por inteiro, e a cultura faz parte de uma boa administração”, disse ele. “Fico muito feliz de estar hoje, neste segundo ano de evento, e vamos continuar investindo em cultura, sim. Quero agradecer aqui a todos os envolvidos: aos diretores, aos pais das crianças. Com esse trabalho da Cultura, também se desenvolvem os vários talentos que a gente tem aqui em Urupês”, completou.

Em 2017, a Mostra Folclórica já havia reunido a comunidade com a exposição de objetos antigos que fizeram parte das casas dos moradores do interior paulista até meados do século XX: eram utensilio, telefones, rádios e aparelhos antigos, vitrolas, gramofone, máquinas de escrever e engenhos de café, que mostraram aos mais jovens a realidade vivenciada por seus avós e pais em outros tempos.

Veja todas as fotos desta notícia abaixo ou em nosso álbum de fotos, clicando aqui.

Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 23/09/2018