Início Notícias Meio Ambiente Treinamento prepara funcionários para execução de plano contra perdas no sistema de abastecimento público

Reunião aconteceu no paço municipal e contou com a presença de funcionários de duas secretarias. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 31/08/2018 15h11 - Atualizado em 03/09/2018 09h08

Na última quarta-feira (29), funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Águas (SEMASA) e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos participaram de uma capacitação sobre o Plano Municipal de Combate às Perdas de Água no Abastecimento Público. O Plano tem o objetivo de estabelecer todas as ações que deverão ser tomadas e recursos que deverão ser investidos no sentido de promover a implantação de projetos de macro e micromedição, redução e controle de vazamentos na tubulação pública de água do município, assim como o controle da qualidade de materiais e equipamentos e readequação de unidades operacionais, como poços artesianos.
O treinamento foi realizado por engenheiros especializados na área e teve o intuito de dar as diretrizes para o início da execução do plano, propondo soluções, alternativas e novas tecnologias aplicadas a uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos do município.
O Plano foi desenvolvido com recursos adquiridos pela SEMASA, junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com contrapartida de 2% do município. Ele se divide em diversas etapas: cadastro técnico das redes; Projeto de setorização; Pitometria; Projeto de macromedição e sensores nível; Diagnóstico e análise da micromedição; Elaboração de índices de perdas; Diagnóstico e estudos para melhoria das unidades operacionais.