Início / Notícias / ExpoCultura / Obras de collage do artista plástico Silvio Alvarez fazem sucesso na 13ª ExpoCultura
ExpoCultura |
Por Luís Fernando da Silva, Assessoria de Imprensa
Mini-oficinas artísticas com as crianças ensinaram as técnicas do collage. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês
O nome “ExpoCultura” deixa claro que a maior festa popular de Urupês tem um forte apelo às artes e à emoção. Prova disso é o grande número de apresentações de danças e shows e, principalmente, na 13ª edição do evento, entre dias 6 a 8 de julho deste ano, da exposição de quadros e oficinas com o artista plástico Silvio Alvarez, que impressionaram e divertiram as pessoas presentes na festa.

Segundo a assessoria de cultura do município, o número de pessoas que compareceram à tenda de Exposições Culturais foi recorde neste ano. Nela, os visitantes encontravam uma amostra dos diversos quadros do artista plástico Silvio Alvarez, feitos por meio da técnica de collage: recortes e colagens de revistas, em um processo manual, para compor um mundo novo, mágico e surreal. Para completar a magia, o artista fazia questão de recepcionar os visitantes da tenda, presenteando-os com um recorte personalizado, que fazia na hora. Também aconteceram mini-oficinas para as crianças que frequentaram o local, em que o Silvio ensinava as técnicas do collage.

Ao todo, 18 obras estavam expostas. As que mais se destacavam eram “Passarinhos”, “Parque dos Pinguins”, “Nossa Aparecida”, “Pérolas aos Porcos” e tantas outras compunham o espaço. Eram quadros que variavam de 20cm x 20cm até de 1m x 1m, impressionando os visitantes.

Paulistano e autodidata, hoje, Silvio reside na estância turística de Joanópolis e se dedica à técnica da colagem. Por volta dos 25 anos de idade, ao superar um momento difícil de sua vida, descobre na arte da colagem um novo caminho: começa a recortar e a colar compulsivamente e a criar um mundo novo, mágico e surreal. De forma intuitiva, Silvio Alvarez utiliza a colagem para processar suas emoções. Hoje, o artista é professor da pós-graduação em Arteterapia da UNIP – Vergueiro. Suas obras, em geral, tratam, com bom humor, da relação do homem com o meio ambiente, com o cotidiano das grandes cidades e, sobretudo, da relação do homem com ele próprio. De 2006 até o momento, o artista já realizou oficinas de colagem para mais de 25 mil pessoas, em sua maioria crianças. Suas obras vêm ganhando cada vez mais visibilidade no país. Prova disso é que, no dia 3 de agosto de 2018, Silvio vai realizar oficinas de colagem na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Veja todas as fotos desta notícia abaixo ou em nosso álbum de fotos, clicando aqui.

Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 17/11/2018