Início Notícias Saúde 46 litros de sangue foram doados em nova ação promovida em Urupês

46 litros de sangue foram doados em nova ação promovida em Urupês

Município conta com três doadores compatíveis de medula óssea, sendo que a chance de achar um doador compatível é de 1 em cada 100 mil habitantes.

102 doadores passaram pelo Centro de Convivência do Idoso neste sábado (30). Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 30/06/2018 23h19 - Atualizado em 03/09/2018 09h28

Neste sábado (30), Urupês promoveu mais uma ação de doação de sangue e cadastramento de medula óssea no Centro de Convivência do Idoso. A ação foi promovida pela Associação de Doadores de Sangue Vida Nova de Urupês e contou com o apoio dos diversos setores da Prefeitura e de membros do Hemonúcleo Regional de Jaú. O atendimento aos doadores aconteceu das 7h às 10h30.
Segundo dados divulgados pela associação, cerca de 115 pessoas compareceram ao local e 102 realizaram a doação. Ao todo foram 46 litros de sangue doados e encaminhados ao Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, que atende pacientes de diversas cidades da região, inclusive de Urupês. O presidente da associação, José Elias Guarnier, definiu os trabalhos como “um grande sucesso”, lembrando também que estiveram presentes moradores de São João de Itaguaçu, Sales e Ibirá, além dos cidadãos de Urupês para a doação.
A grande surpresa ficou por conta dos cadastramentos de medula óssea. A associação divulgou que Urupês conta com três doadores compatíveis, um número muito expressivo, dado o fato de que, normalmente, a chance de encontrar doadores compatíveis é de 1 a cada 100 mil habitantes. No sábado, houve 46 novos cadastramentos de medula.
Para o ato da doação, é necessário que se cumpram alguns requisitos, como estar bem alimentado, portar documento com foto, emitido por órgão oficial do governo, como RG ou Carteira de Habilitação, estar em boas condições de saúde, não utilizando nenhum tipo de medicamento controlado, ter mais de 50 quilos. Jovens entre de 16 e 17 anos apenas podem doar acompanhados por um responsável.
O Município de Urupês vem estreitando laços com a Associação de Doadores de Sangue, reconhecendo seu importante papel para a saúde dos urupeenses e de moradores de diversas cidades da região.

Confira mais fotos desta notícia: