Início / Notícias / Saúde / Vigilância Epidemiológica e de Controle Endemias promovem ações para eliminação de pragas urbanas
Saúde |
Equipe do Controle de Endemias de Urupês, que realiza as visitas nas residências da cidade.
A Vigilância Epidemiológica de Urupês tem executado diversas ações de combate à proliferação pragas urbanas, como insetos e animais transmissores de doenças.

Desde fevereiro, a equipe está realizando a dedetização da rede de esgoto de toda a cidade. O intuito, segundo os membros, é extinguir insetos e aracnídeos, como baratas e escorpiões. A ação, que se prolongará até julho, acontece no período noturno, para evitar o contato da população com os produtos químicos utilizados.

Da mesma forma, a equipe vem intensificando sua ação educativa, por meio de palestras e atividades realizadas nas escolas e supermercados de Urupês, afixação de cartazes nos comércios da cidade e entrevistas na Rádio A Voz de Urupês. Na E.E. Rubens Ferreira Martins, por exemplo, tem-se abordado, junto aos alunos, assuntos relacionados ao combate à proliferação do Aedes aegypti, inseto causador da dengue. Ao final, os alunos fazem uma análise em suas casas, tomam medidas para a eliminação de criadouros e confeccionam um relatório sobre isso.

Dentre os relatórios entregues está o da aluna Ana Clara Cardoso Coelho, do 1º ano do Ensino Médio. Segundo ela, o trabalho realizado pela equipe do Controle de Endemias “ajuda na conscientização das pessoas, pois é mais fácil evitar os criadouros do que acabar com os transmissores. São úteis para dar informações que, provavelmente, muitas pessoas não saibam, e, assim, ajuda no combate contra a dengue, com a supervisão dos moradores de cada região”.

Essas ações integradas de combate à proliferação das pragas urbanas são essenciais para manter a qualidade da saúde no município. Por isso, a equipe de Controle de Endemias realiza visitas periódicas a todas as residências, eliminando focos de criação do Aedes aegypti e dando instruções aos moradores. Fique atento às visitas dos agentes em sua residência, identificando-os pelos novos uniformes de cor azul e pelo crachá, e contribua para a manutenção da saúde no município.

Mateus Basílio, funcionário da Vigilância Epidemiológica de Urupês, em palestra para os alunos da E.E. Rubens Ferreira Martins. Foto: Divulgação.

Equipe da Vigilância em panfletagem nos supermercados da cidade. Foto:  Mateus Basílio.
Notícia impressa de http://urupes.sp.gov.br em 16/10/2018

Saiba mais sobre Secretaria de Saúde