Início Notícias Emprego e Qualificação Urupês é reconhecido como Arranjo Produtivo Local no setor do jeans

Urupês é reconhecido como Arranjo Produtivo Local no setor do jeans

Publicado em 03/04/2018 00h00

Urupês foi oficialmente reconhecido como Arranjo Produtivo Local – APL no setor do jeans. A informação foi emitida nessa última segunda-feira (2) pela Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, apenas 18 dias após a entrega a solicitação de reconhecimento pela prefeitura.
Com a confirmação, o Arranjo Produtivo Local de Urupês é um dos 49 em todo o Estado de São Paulo e um dos poucos da mesorregião de São José do Rio Preto, tornando o município apto para protocolar projetos e receber repasses do Governo do Estado, buscando o fomento do setor, como a construção de uma fábrica-escola e a aquisição de equipamentos de alta linha para capacitação profissional de funcionários das fábricas ou pessoas que busquem qualificação.
Arranjos Produtivos Locais - APLs são agrupamentos de pequenas, médias e grandes empresas que pertencem ao mesmo setor econômico. Podem ser fabricantes de bens ou fornecedores de serviços.
Hoje, o Urupês conta com, aproximadamente, 70 fábricas de jeans, gerando cerca de 3.000 empregos diretos na cidade, algo em torno de 60% de seus empregos formais, além de receber uma parcela significativa de moradores das cidades circunvizinhas, como Irapuã, Sales e Ibirá, que se desloca para trabalhar em Urupês neste segmento. Ainda, segundo dados levantados junto ao setor, a produção mensal em março de 2018 girou em torno de 700 mil peças.
Despontando como uma das principais fontes de geração de renda para o município e sua população, as fábricas de jeans produzem peças que são vendidas em todo o território nacional. Essa produção é reconhecida pela sua variedade e diversidade de estilos, que vão desde o uso no dia a dia, para trabalho, até aquelas mais sofisticadas, confeccionada para festas e eventos sociais.
“Nós estamos muito felizes por termos conseguido a aprovação como Arranjo Produtivo Local. Temos certeza que este reconhecimento abrirá diversas portas para nós investirmos ainda mais neste setor tão importante para o nosso município”, disse o prefeito Bica.